29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadePrograma “Nosso Bairro, Nossa Cidade” retoma actividades presenciais

Programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade” retoma actividades presenciais

Iniciativa manteve-se sempre activa, mas agora passa para outro nível e com o lema “desconfinar sem desarmar”

 

- PUB -

 

Nos últimos meses, devido ao Covid-19, os moradores nos bairros do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade” mantiveram o contacto regular com a equipa técnica da autarquia e deram continuidade ao trabalho possível e ajustado à distância social exigida. O programa nunca parou e, segundo a sua coordenação, “a organização de moradores foi essencial para a continuidade da boa vivência comunitária neste período especial”.

“Temos estado em contacto e a contar sempre com a participação dos moradores. O próprio plano de acção desenvolvido para este período, foi validado após auscultação de moradores activos e das suas estruturas representativas e serão acrescentadas outras medidas se necessário”, explica Sara Gonçalves, técnica municipal do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, a O SETUBALENSE. “Durante este tempo criámos também a conta de Instagram NBNC, impulsionada pelo projecto ‘Um morador, um comunicador’, no qual os moradores divulgam mensagens positivas e sugerem actividades de ocupação do tempo em casa, através de vídeos produzidos por si”, acrescenta.
Um conjunto de costureiras voluntárias residentes nos bairros municipais integram a campanha “Solidariedade entre Linhas”, dedicando-se à costura de máscaras, botas, cogulas e fardamento para doação ao Centro Hospitalar de Setúbal.

- PUB -

Nos últimos meses, manteve-se o “Estudo Acompanhado”, reunindo crianças, pais e encarregados de educação, voluntários externos, moradores da comissão de acompanhamento, técnicos de bairro e coordenação do programa: “o projecto continua a decorrer semanalmente, em novos moldes, a partir de uma plataforma digital, apesar de sentirmos ainda algumas lacunas e dificuldades na organização do mesmo”, partilha, informando que quem quiser voluntariar-se para apoiar o estudo de crianças residentes nos bairros da Bela Vista pode continuar a fazê-lo através da página de Facebook do programa.

Festejou-se o 25 de Abril, o Dia da Criança e no âmbito do projecto “Saúde no Bairro” foi dado apoio aos moradores no pedido online de receituário médico e de outras necessidades bem como nas recomendações das medidas de protecção e prevenção da transmissão da doença Covid-19. Também a formação “Produção Musical”, do espaço “Nosso Bairro, Nossa Cidade” da Bela Vista, continuou a realizar-se em plataforma online.

O regresso à (nova) normalidade

- PUB -

No dia 1 de Junho, foram retomadas as actividades presenciais nos cinco bairros da Bela Vista, mantendo as medidas de desconfinamento recomendadas pela Direcção-Geral da Saúde. Assim, na passada terça-feira, voltou a actividade física realizada no âmbito do programa municipal, com a habitual caminhada e uma aula de zumba, no Parque Verde da Bela Vista. A decisão foi tomada pela Comissão de Acompanhamento da Caminhada e pretende manter a actividade todas as terças e sextas-feiras de manhã.

Entretanto as reuniões presenciais começaram a ter lugar no exterior dos espaços NBNC de cada bairro, com a participação máxima de 10 moradores. As reuniões de prédio em todos os bairros de habitação pública municipal estão a decorrer com o devido distanciamento social, assim como as reuniões de interlocutores nos bairros do programa.

Marcada para este mês está ainda a reunião da Comissão Organizadora do 5º Encontro de Moradores e, depois sessões de esclarecimento sobre o uso de máscaras comunitárias para os moradores da Alameda das Palmeiras e das Manteigadas, no âmbito do projecto “Saúde no Bairro”, seguem-se a Bela Vista, Forte da Bela Vista e Quinta de Santo António.

Adaptado a esta nova normalidade será também o festival “Mudar o Olhar”, este ano realizado com transmissão em streaming nas redes sociais, e o estúdio de som integrado no espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade da Bela Vista estará a funcionar em pleno brevemente.

“Saúde no Bairro” distinguido com prémio

No dia 24, pelas 17h30, o projecto “Saúde no Bairro” recebe o prémio Rotary Empreendedorismo Social.

A cerimónia terá lugar nos Paços do Concelho e contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e de Mara Duarte, Governadora do Distrito 1960 do Rotary Club de Portugal, que procederá também à entrega de material médico no âmbito do projecto “Saúde no Bairro”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -