Freguesia de Amora assinala fim do ano lectivo com elogio à comunidade educativa com festa online

13
visualizações

O presidente Manuel Araújo elogiou o trabalho das escolas e encarregados de educação num ano atípico

 

- Pub -

Este atípico ano lectivo terminou a 26 de Junho e a comunidade educativa mereceu da parte do presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo, o reconhecimento e elogio pela desempenho desde Março, quando a pandemia obrigou a instalar o Estado de Emergência e levou à suspensão, abrupta, das aulas presenciais.

Para assinalar o fim do ano lectivo, a Junta de Freguesia de Amora, em parceria com os Agrupamentos de Escolas da localidade, envolvendo alunos, educadores, professores e encarregados de educação, organizou uma dança de final do ano e uma gala de talentos.
A lembrar que toda a comunidade educativa teve de se adaptar, em poucos dias, à nova realidade de aulas à distância e para muitos pais o tele-trabalho, o autarca apontou estes últimos meses como um tempo de “muitas lutas, mas também de muitas conquistas correspondidas de forma exemplar por cada um”.

Acrescenta Manuel Araújo que, agora, “é tempo de entrar num momento que se espera mais pacífico, ainda que, igualmente, desafiante para a maioria das famílias; as férias. E isso significaria, em tempos normais, uma festa de final de ano lectivo, onde o trabalho de um ano seria transformado em momentos de talentos e de partilha”. Por isso, o executivo da junta quis que este “fosse assinalado e encontrasse novas formas de acontecer, dentro do quadro existente e vigente. Quisemos que houvesse uma festa de final de ano lectivo porque todos merecemos este momento”, disse.

Foram assim lançadas algumas ideias aos Agrupamentos das Escolas da Freguesia sobre decoração de máscara com mensagens dos alunos, que foram executadas nos Jardins-de-Infância e em família pelos alunos que tiveram aulas em casa. Foi ainda proposta uma coreografia para mostrar o espírito de equipa mesmo em isolamento social. Outra ideia foi organizar uma gala de talentos para os alunos partilharem uns com os outros.

Em três semanas, as escolas organizaram-se e, “uma vez mais, responderam de forma exemplar, como já o tinham feito quando lançámos o pedido de assinalar o Dia da Criança com o Estendal dos Desejos”, recorda o autarca. Na sua opinião isto demonstra a “força que, em cidadania, se pode ter e dos bons resultados passiveis de serem atingidos quando há uma atitude positiva”, acrescentou.

Os vídeos foram vistos nas redes sociais da Junta de Freguesia de Amora (YouTube, Facebook, Instagram e Twitter), além da plataforma Classroom das Escolas dos Agrupamentos da Freguesia.

Comentários

- Pub -