16 Janeiro 2021, Sábado
- PUB -
Início Sociedade Autarquia de Alcácer do Sal avança com esterilização de gatos errantes do...

Autarquia de Alcácer do Sal avança com esterilização de gatos errantes do concelho

Iniciativa criada em conjunto com Associação Animais de Rua abrangeu no passado fim-de-semana 82 animais

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, em conjunto com a Associação Animais de Rua, com quem assinou um protocolo de colaboração, avançou no passado fim-de-semana, 27 e 28 de Junho, com a esterilização de 82 gatos errantes capturados “na Comporta, no Cambado, no Possanco, na Carrasqueira e na cidade”. A iniciativa, que aconteceu “pela primeira vez no concelho alcacerense”, foi desenvolvida “com vista ao controlo populacional dos animais errantes e silvestres” existentes em Alcácer do Sal, releva a autarquia em comunicado.

O concretização do “projecto de grande dimensão”, “seguido de perto pelo vereador Manuel Vítor de Jesus”, encontra-se inserido “no programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução da população felina, sendo os animais esterilizados ainda identificados electronicamente com microchip, desparasitados interna e externamente e vacinados para a raiva”.

Para a sua identificação, “os gatos esterilizados estão a ser devolvidos com um pequeno corte na orelha esquerda, marca internacional que os identifica do tratamento recebido”. A Associação Animais de Rua, criada para “tentar minorar o sofrimento destes animais sem lar e evitar que nasçam outros nestas condições”, “distribuiu, ainda, ração pelas cuidadoras das colónias”.

- PUB -

“A existência de numerosos gatos errantes não esterilizados, além de ser prejudicial ao bem-estar dos animais, causa problemas aos munícipes associados à sua elevada reprodução, focos de insalubridade, ruído e odores produzidos. Estudos demonstram que quando numa dada área geográfica 70% dos gatos de rua são esterilizados, os nascimentos diminuem e a população estabiliza. Não haverá mais ninhadas e as colónias diminuirão com o tempo”, lê-se na mesma nota divulgada pelo município.

- PUB -

Mais populares

Covid-19 obriga Hospital de Setúbal a activar pela primeira vez nível vermelho de Crise ou Catástrofe

Administração assume em circular normativa que estrutura para atender infectados dá sinais de completa saturação   A administração do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, activou...

Apreendidos mais de 330 quilos de pescado em Sesimbra. Valor ultrapassa 4600 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, por intermédio do Subdestacamento de Setúbal, apreendeu ontem mais de 300 quilos de pescado, em Sesimbra, numa...

Vandalismo esta madrugada na Aranguês e Tebaida destrói carros e loja

Três viaturas ficaram completamente destruídas pelas chamas que danificaram também a Agência Armindo
- PUB -