19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeAutarquia de Alcácer do Sal avança com esterilização de gatos errantes do...

Autarquia de Alcácer do Sal avança com esterilização de gatos errantes do concelho

Iniciativa criada em conjunto com Associação Animais de Rua abrangeu no passado fim-de-semana 82 animais

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, em conjunto com a Associação Animais de Rua, com quem assinou um protocolo de colaboração, avançou no passado fim-de-semana, 27 e 28 de Junho, com a esterilização de 82 gatos errantes capturados “na Comporta, no Cambado, no Possanco, na Carrasqueira e na cidade”. A iniciativa, que aconteceu “pela primeira vez no concelho alcacerense”, foi desenvolvida “com vista ao controlo populacional dos animais errantes e silvestres” existentes em Alcácer do Sal, releva a autarquia em comunicado.

O concretização do “projecto de grande dimensão”, “seguido de perto pelo vereador Manuel Vítor de Jesus”, encontra-se inserido “no programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução da população felina, sendo os animais esterilizados ainda identificados electronicamente com microchip, desparasitados interna e externamente e vacinados para a raiva”.

Para a sua identificação, “os gatos esterilizados estão a ser devolvidos com um pequeno corte na orelha esquerda, marca internacional que os identifica do tratamento recebido”. A Associação Animais de Rua, criada para “tentar minorar o sofrimento destes animais sem lar e evitar que nasçam outros nestas condições”, “distribuiu, ainda, ração pelas cuidadoras das colónias”.

- PUB -

“A existência de numerosos gatos errantes não esterilizados, além de ser prejudicial ao bem-estar dos animais, causa problemas aos munícipes associados à sua elevada reprodução, focos de insalubridade, ruído e odores produzidos. Estudos demonstram que quando numa dada área geográfica 70% dos gatos de rua são esterilizados, os nascimentos diminuem e a população estabiliza. Não haverá mais ninhadas e as colónias diminuirão com o tempo”, lê-se na mesma nota divulgada pelo município.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -