26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeTeatro O Bando retrata assunto das fronteiras e migrações em peça “Antes...

Teatro O Bando retrata assunto das fronteiras e migrações em peça “Antes do Mar”

Com texto de Hélia Correia e encenação de Miguel Jesus, espectáculo está em cena até dia 19 de Julho

 

- PUB -

Inspirado nas palavras escritas por Hélia Correia no romance “Um Bailarino na Batalha”, obra que venceu “o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores em 2019”, o encenador Miguel Jesus, em conjunto com o Teatro O Bando, fez nascer a obra “Antes do Mar”. Em cena desde 25 de Junho em Vale dos Barris, em Palmela, até ao próximo dia 19 de Julho, a peça retracta questões como as migrações e as fronteiras pelos quais muitos cidadãos têm de passar, tratando-se de um espectáculo “belo, negro e fulgurante como uma grande flor luminosa dos pântanos, uma dança, uma demanda, que começa na luz do entardecer e vai pela escuridão da noite fora”, descreve a autora do texto, Hélia Correia.

A obra, apresentada ao ar livre de quinta a domingo, começa às 20h30 e “tem a duração de 100 minutos”, “num terreno próximo da Quinta do Bando”. “O preço do bilhete é escolhido pelo espectador, sendo o valor mínimo de 1 euro e o máximo de 100 euros. Esta prática tem uma maior abrangência de escolha, considerando o momento social e económico que vivemos, não tendo influência na escolha do lugar na plateia”, revela o grupo de teatro, acrescentando que o pagamento tem de ser feito por transferência bancária.

O texto de Hélia Correia, agora representado na obra “Antes do Mar”, descreve o percurso de “um grupo de gente que caminha”, que “atravessa o tudo e o nada” e que “espera chegar ao mar para o atravessar mas o que se vê ao longe são restos de tendas e remos”. “Imaginem que aquela gente, aquelas personagens, se aproximam e que ouvimos a palavra Europa. Que nos olham nos olhos. Será que, se aqueles pés derem mais um passo, entram dentro de nós?”, questiona o Teatro O Bando.

- PUB -

Os ensaios começaram “no primeiro dia de isolamento”, mas a pandemia não impediu que os actores continuassem a ensaiar, pelo que se foram reunindo virtualmente. No fim do espectáculo “é possível conversar com a equipa artística dentro do edifício do Teatro O Bando, conversa limitada a 15 espectadores”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -