25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCancelado plenário de trabalhadores da Soflusa para quinta-feira

Cancelado plenário de trabalhadores da Soflusa para quinta-feira

O plenário de trabalhadores da Soflusa que estava marcado para quinta-feira foi hoje cancelado, porque a empresa de transporte fluvial aceitou reiniciar a negociação coletiva, pelo que não vão existir perturbações no serviço, informou fonte sindical.

- PUB -

“A administração fez uma das principais coisas que tínhamos pedido no pré-aviso de plenário, o reinício das negociações, o que vai fazer para a semana com a marcação de reuniões”, adiantou à Lusa Carlos Costa, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

Segundo o responsável, o sindicato queria ouvir os trabalhadores porque a negociação das carreiras “já tinha sido reiniciada noutras empresas da tutela [Ministério do Ambiente], como é o caso do Metro”.

“Nós estávamos a ficar para trás e queríamos saber qual a opinião deles, mas a empresa marcou as reuniões para as duas empresas de transporte fluvial e, no caso da Soflusa, houve tempo para desmarcar o plenário. Com a Transtejo não, porque foi em cima da hora”, explicou.

- PUB -

O plenário da Soflusa estava marcado para quinta-feira entre as 09:00 e as 11:00, enquanto o da Transtejo está hoje a decorrer desde as 14:30 até as 17:30.

Na terça-feira, a administração das duas empresas informou na sua página da internet que as ligações fluviais deveriam parar na tarde de hoje e as da Soflusa na quinta-feira de manhã devido a dois plenários de trabalhadores convocados pelos sindicatos.

No entanto, divulgou hoje outra nota onde deu conta que “em virtude do cancelamento do plenário Soflusa agendado para quinta-feira, o serviço de transporte na ligação fluvial Barreiro – Terreiro do Paço será realizado sem qualquer alteração”.

- PUB -

A administração das duas empresas confirmou que se mantém agendado para hoje o plenário dos trabalhadores da Transtejo, “cuja realização originará uma interrupção temporária do serviço regular nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria”, no distrito de Setúbal.

De acordo com empresa, nos terminais de Almada, estima-se que as ligações fluviais de Cacilhas fiquem hoje interrompidas entre as 14:20 e as 17:35, enquanto as da Trafaria/Porto Brandão devem parar entre as 09:30 e as 19:00.

No concelho do Seixal, o serviço pode paralisar das 14:00 às 18:15 e, no Montijo, entre as 13:30 e as 18:30.

Já as ligações fluviais do Cais do Sodré a todos estes terminais devem estar interrompidas entre as 13:00 e as 18:00.

“A Transtejo e Soflusa espera que tal interrupção de serviço seja curta, de modo a minimizar o impacto da mesma na mobilidade dos utilizadores do transporte público fluvial”, mencionou.

As empresas têm a mesma administração e ambas asseguram as ligações fluviais entre a Margem Sul e Lisboa, mas a Transtejo é responsável pelos terminais do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, enquanto a Soflusa faz a travessia entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, em Lisboa.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -