19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAssociação Salvador realiza sonho de Raquel Silva em ser profissional na área...

Associação Salvador realiza sonho de Raquel Silva em ser profissional na área de estética

A partir de uma bolsa, Raquel Silva vai poder frequentar um curso de formação técnica

 

- PUB -

A “Tournée Solidária 2020” da Associação Salvador chega hoje a Setúbal para apoiar o sonho de Raquel Silva, utente da APPACDM de Setúbal (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal), que deseja realizar uma formação profissional na área de estética. A concretização do sonho de Raquel Silva será feita a partir de uma bolsa de 900,00 Euros, para a realização de formação profissional.

Salvador Almeida e a equipa da associação que fundou em 2003, querem ajudar Raquel Silva a realizar um sonho há muito guardado e que o seu baixo rendimento financeiro não permitia concretizar, devido ao investimento necessário para a formação profissional adequada.

Salvador Almeida afirma que, “para além do sonho, esta formação dará a Raquel a oportunidade de incrementar o seu percurso de formação profissional com uma forte ferramenta para a integração profissional e social”.

- PUB -

O programa de apoio extraordinário e atribuição de equipamentos a jovens e suas famílias, para fomentar a inclusão na vida activa, além de Setúbal vai percorrer todo o país, com um embaixador e um responsável da Associação Salvador, que farão mais de 1500 quilómetros, numa carrinha adaptada, visitando dez pessoas inspiradoras.

Pessoas que lutam por “melhores condições para os filhos e precisam de apoio para financiar a sua formação, que representam Portugal internacionalmente a nível desportivo e precisam de apoio para a compra de equipamentos ou, simplesmente, precisam de uma cadeira automóvel, que dê segurança nas deslocações para a escola”.

Após a visita a cada candidato, a Associação Salvador também procurará “o apoio da comunidade local, pessoas, empresas e autarquias, para que seja possível ajudar estas pessoas, concretizando os seus sonhos”.

- PUB -

Missão de Salvador

A Associação Salvador foi fundada por Salvador Mendes de Almeida, em 2003, com a missão apoiar pessoas com deficiência motora, promovendo a sua inclusão social, melhorando a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

Um sonho de Salvador que, desde os dezasseis conhece os desafios diários da mobilidade e inclusão, tendo ficado tetraplégico após sofrer um acidente de viação.
Anualmente, a Associação Salvador apoia cerca de 400 pessoas com deficiência motora na integração profissional, eventos inclusivos, desporto adaptado, acessibilidades, acções de sensibilização em escolas e com a atribuição de apoios e equipamentos.

Percurso de uma apaixonada pela estética

A setubalense Raquel Silva tem espinha Spina Bífida, o que lhe confere 80% de incapacidade. Mas nenhum diagnóstico a impediu de perseguir o percurso que sonhou para si.

Completou o 9º ano no plano curricular adaptado e actualmente frequenta a APPACDM em Setúbal. Associação onde, diariamente, frequenta o curso de actividades de “Inclusão Comunitária”, promovido no âmbito das actividades Socialmente Úteis. Em paralelo, Raquel Silva colabora na Escola Luísa Todi, sendo uma das funcionárias responsáveis pelo atendimento telefónico ao público.

Neste percurso faltava reunir o o montante necessário para realizar uma formação na área da estética. Algo que era difícil devido aos seus baixos rendimentos e que agora a Associação Salvador vem tornar possível.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -