25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAzulejaria hispano-árabe exposta na Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal

Azulejaria hispano-árabe exposta na Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal

Um total de 11 peças de azulejaria hispano-árabe, pertencentes ao Museu Municipal Pedro Nunes, de Alcácer do Sal (Setúbal), está exposto na Cripta Arqueológica do castelo da cidade, até dia 30 deste mês, informou hoje a câmara.

- PUB -

A mostra, intitulada “À descoberta das reservas do Museu Municipal Pedro Nunes – A Azulejaria do Século XVI”, pode ser apreciada pelos visitantes entre terça-feira e domingo, das 09:30 às 13:00 e das 15:00 às 18:30, verificando-se a última entrada “sempre meia hora antes” do encerramento do espaço, indicou o município, em comunicado.

As 11 peças de azulejaria hispano-árabe que constituem a exposição integram três pequenos painéis ou são azulejos avulso, segundo a autarquia.

Chegado à Península Ibérica através da expansão islâmica, o azulejo teve a sua origem em “Valência, Sevilha e Marrocos”, que o exportaram para Portugal “durante os finais do século XIV, século XV e 1.ª metade do século XVI”, explicou a câmara.

- PUB -

“Entre os séculos XV e XVII, o azulejo revestia interiores de igrejas e palácios, tetos, claustros, salões, degraus, escadarias, bancos, fontanários e canteiros de jardim. Até meados do século XVIII as habitações particulares não utilizavam o azulejo a não ser em alguns registos nas frontarias, com a invocação de santos”, disse.

Após esta fase, acrescentou, “esses registos multiplicaram-se, facto atribuível à crença dos proprietários em como estas imagens protegiam as suas habitações”.

Na 2.ª metade do século XIX o uso do azulejo na fachada “tornou-se um dos elementos dinamizadores da arquitetura, concedendo um novo colorido à paisagem urbana”, e surgiu “como um fenómeno urbano”, pode ler-se no comunicado.

- PUB -

Escavada no subsolo do castelo e do antigo Convento de Aracoelli, atualmente transformado em pousada, a Cripta Arqueológica é hoje um dos marcos patrimoniais mais visitados do concelho de Alcácer do Sal.

O monumento “proporciona uma leitura diferenciada de 27 séculos de história que se entrecruzam no mesmo espaço subterrâneo”.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -