27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeSines quer geminação com cidade indiana e puxa investimento para o complexo...

Sines quer geminação com cidade indiana e puxa investimento para o complexo portuário e industrial

Nuno Mascarenhas recebeu nos Paços do Concelho dupla do corpo diplomático da Embaixada da Índia em Portugal

 

- PUB -

 

O município de Sines e a Índia estão a trabalhar num acordo de geminação. Ao mesmo tempo, em cima da mesa está também a negociação de uma parceria entre a infra-estrutura portuária sineense e um porto indiano. Estes dois temas foram desenvolvidos numa reunião que juntou, no passado dia 9, nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, e uma dupla do corpo diplomático indiano no nosso País.
O autarca sineense recebeu os primeiro e terceiro secretários da Embaixada da Índia em Portugal, Amararam Gujar e Preetham Shivamurthy, respectivamente, num encontro que contou igualmente com a participação do vogal executivo da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Duarte Lynce de Faria.

“Este encontro visou estreitar as relações que têm estado a ser operadas entre Sines e a Índia, sobre as quais se têm desenvolvido diversas iniciativas nos últimos anos”, revelou a autarquia em nota de Imprensa, adiantando: “Neste contexto foram retomados os trabalhos com vista à celebração de geminação entre Sines e uma cidade indiana e de um acordo entre o Porto de Sines e um porto indiano.”

- PUB -

A reunião permitiu ainda que fossem abordadas outras questões, além das “oportunidades de investimento em Sines e os interesses que os investidores indianos podem ter no complexo portuário e industrial”. Segundo a edilidade foram “também apresentados alguns dos projectos que visam homenagear os feitos de Vasco da Gama”. O navegador, recorde-se, ficou na História por ter descoberto o caminho marítimo para a Índia.

“As relações entre Sines e a Índia pontuam-se, em grande medida, por questões de natureza cultural, para as quais a figura de Vasco da Gama é determinante”, sublinhou o município do litoral alentejano. A recepção aos diplomatas indianos “ocorreu um dia depois da data comemorativa em que Vasco da Gama partiu a caminho da Índia, em 8 de Julho de 1497”, lembrou o município a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -