27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeFestival Internacional de Artes de Rua anima centro histórico de Palmela já...

Festival Internacional de Artes de Rua anima centro histórico de Palmela já este fim-de-semana

Esta edição é também uma homenagem a Dolores de Matos, encenadora, actriz e anterior directora do festival, que faleceu no ano passado

 

- PUB -

Nos próximos dias 25 e 26 de Julho, a arte invade Palmela com FIAR – A Vila. Através de espectáculos, performances e intervenções artísticas, em papel, em vídeo e ao vivo, a acontecer em diversos espaços, este FIAR 2020 propõe “a arte de fiar e tecer juntos em tempos de distância”.

A FIAR associação cultural foi criada em 2000, como estrutura co-organizativa do festival FIAR. Hoje, com 20 anos de vida, o FIAR assume-se como um Centro de Artes de Rua em movimento e, de acordo com a organização, “este tem sido um ano difícil e singular mas também um ano de reinvenção e de reaprendizagem. Vimo-nos na contingência de partir à descoberta de novos modos de pensar e de fazer”.

Ao longo da criação do programa que será apresentado no último fim de semana de Julho, e face à conjuntura actual, surgiram diversas questões: Como enfrentar os medos para chegar de novo aos afectos? Como abordar esta pausa no tempo? Como ser próximo em tempos de distância? Como continuar a tecer os fios que inscrevem a arte na paisagem física e humana de Palmela? A equipa espera ter encontrado algumas respostas: “consideramos a arte um elemento fundamental na construção de um novo território humano, mais rico e mais poderoso. Por isso, ao voltarmos às ruas de Palmela acreditamos que estamos a cumprir a nossa missão de contribuir para um mundo melhor”.

- PUB -

“A rua é o palco” – Dolores de Matos

Celebrar a Lola é uma das premissas do FIAR 2020. Dolores de Matos, encenadora, actriz e anterior directora do FIAR/CAR, faleceu o ano passado mas continua presente, “numa pausa pelas contingências da vida, próximos pelo amor a este projecto de continuar a fiar”.

Segundo a coordenação, que acredita neste FIAR “como coisa do futuro das artes que escolhem a rua como legitimadora da sua arte e nunca como legitimação de penúrias criativas”, os artistas, “que escolhem estar na rua como processo de testar os seus caminhos artísticos” e por isso se apresentam na edição deste ano são seus “cúmplices” e “estão de regresso ao FIAR, à vila e à sua comunidade”. Entre circo contemporâneo, instalações, performances, dança, teatro e música, “já são íntimos do nosso fazer e da nossa população. Fiam connosco a sua arte. Juntos tecemos os nossos sonhos” e se compõe assim a lista de apresentações deste ano.

- PUB -

A instalação FIAR Dramaturgia de RUA abre o programa, com nota às 16h00 de dia 25, mas prolonga-se durante todo o evento em diferentes locais da vila de Palmela. Seguem-se “A música anda na rua”, de Rini Luyks, “A Vila a Fiar”, de Paula Moita e Gonçalo Freire, e “Le Voyage du Balayer”, de Clara Solezi e Diogo Santos.

Da programação para o primeiro dia, a repetir no segundo, faz parte a instalação “FOmE de Parede”, em que a revista FOmE sai do papel para os edifícios do centro histórico de Palmela, levando a arte emergente a todos os públicos em espaços inesperados. Pelas 21h30, “Pele”, Ricardo Guerreiro Campos e As Avózinhas instalam-se no Largo S. João Baptista. A peça de teatro “A Interrupção” sobe ao palco do Cineteatro São João pelas 23h00 e fecha a primeira noite de festival.

Entre o Miradouro da Serra do Louro, o Largo de São João, as ruas do centro histórico e os demais locais da vila palmelense “a rua é o palco” do FIAR. “Nesta rua que é sua” abre o domingo, dia 26, pelas 11h00, com criação, interpretação e produção de Diogo Duro. Os espectáculos, todos com entrada gratuita mediante marcação prévia, continuam à tarde, pelas 17h00, com Elo e Novelo de Leonor Keil. Para as 18h30 está marcado um concerto de Huesos del Niño, projecto a solo de Pedro Cunha, no Parque Venâncio da Costa Lima. À noite, pelas, 22h00, a performance “Penélope”, de Tiago Vieira, vai até ao Salão Nobre da Biblioteca Municipal de Palmela homenagear o amor, “esse sentimento tão poderoso cujo discurso constrói a verdadeira evolução humana”.

A organização lembra ainda que “os espectáculos têm lotação limitada” e “o uso de máscaras é obrigatório em recintos fechados e nos eventos de rua é recomendado manter as regras de afastamento social”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -