29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadePolitécnico de Setúbal desenvolve soluções para doentes de Alzheimer

Politécnico de Setúbal desenvolve soluções para doentes de Alzheimer

Uma equipa multidisciplinar do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) está a desenvolver soluções para suporte ao processo de co-criação de aplicações de software para apoio aos cuidadores informais de pessoas com doença de Alzheimer, no âmbito do projecto europeu Co-Care, que decorrerá até Dezembro de 2022.

- PUB -

O projecto, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+, através da Acção-chave 2: Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas – Alianças de Conhecimento, integra, além do IPS, outras instituições de ensino superior, associações de utilizadores e profissionais dos sectores social, da saúde e das tecnologias de Portugal, Espanha, Reino Unido e Bélgica.

Sob o lema “Partilhar para evoluir, conectar-se para lembrar”, o projecto europeu, que arrancou no passado mês de Janeiro, assenta num “paradigma centrado no utilizador (user-centered design), seguindo uma óptica de co-criação com o envolvimento dos utilizadores e, procurando, em última instância, colocar as tecnologias de informação ao serviço da população europeia, que está globalmente a envelhecer e que carece de soluções que atendam especificamente às suas necessidades”, explica comunicado da instituição de ensino de Setúbal.

O projecto integra os investigadores da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), Célia Soares (coordenadora) e Gabriela Colaço, e da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), Patrícia Macedo e Rui Madeira.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -