24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeComemorações Bocagianas recebem Tito Paris no Fórum Luísa Todi

Comemorações Bocagianas recebem Tito Paris no Fórum Luísa Todi

Setúbal comemora a 15 de Setembro o feriado municipal com uma panóplia de actividades culturais e entrega de medalhas

 

- PUB -

Setúbal comemora o feriado municipal a 15 de Setembro e, este ano, é o músico cabo-verdiano Tito Paris que, no Fórum Luísa Todi, abre o programa comemorativo integrado nas Comemorações Bocagianas, com um concerto às 21h30, de entrada gratuita; isto na véspera.

No ano em que se comemora os 255 anos do nascimento do poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage, o programa que integra diversos eventos culturais, desportivos e de lazer, começa logo a 5 de Setembro e estende-se até 20 de Setembro.

Mas o ponto alto é a 15 de Setembro, Dia da Cidade, que começa com os hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, pelas 09h00. Segue-se a interpretação do Hino Nacional por Marco Santos e pelo Coro Afina Setúbal, do município, e cerimónia de homenagem a Bocage, com a habitual deposição de flores na estátua erguida na Praça de Bocage em sua honra. Há ainda leitura de poemas pela Associação Cultural TOMA – Teatro Oficina Multi Artes.

- PUB -

O programa prossegue a partir das 10h00, com uma sessão solene, no Auditório José Afonso, que inclui homenagem aos trabalhadores municipais aposentados e entrega de medalhas honoríficas a uma centena de personalidades e entidades.

Outro dos momentos marcantes do feriado municipal é a inauguração da obra de reabilitação na Estrada Nacional 10, com mural artístico de Smile1art, às 15h00, e do novo Centro Municipal de Natação de Águas Abertas, instalado no Parque Urbano de Albarquel, às 15h30.

Logo a seguir, às 17h30 e 18h30, são inaugurados dois novos espaços na cidade, o Posto de Turismo, Centro Interpretativo da Gastronomia e Vinhos de Setúbal, Loja de Produtos Regionais e Cafetaria com terraço, na antiga sede do Clube Militar de Oficiais de Setúbal e a Sala do Município, nos Paços do Concelho.

- PUB -

Nas comemorações do 15 de Setembro, a Casa Bocage, edifício onde se atribui o local de nascimento do poeta setubalense em 1765, está de portas abertas das 15h00 às 19h00 para visitas guiadas.

O Dia de Bocage e da Cidade reserva ainda a Mostra de Saberes e Sabores de Setúbal, no passeio junto da entrada da Casa da Baía, entre os dias 12 e 15, das 09h00 às 20h00, com produtos regionais e artesanato com trabalho ao vivo de artes e ofícios.

Além do dia 15, as comemorações dos 255 anos do nascimento do poeta “Elmano Sadino”, com mais de duas dezenas de actividades, com poesia, música, tertúlias e apontamentos cénicos, incluem muitas outras iniciativas ao longo do mês de Setembro, entre elas, dia 20, último dia do programa, as Comemorações Bocagianas 2020 acompanham o centenário do nascimento de Amália Rodrigues.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -