19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeEm Setúbal. Conferência Anual de Educação debate aprendizagem ao longo da vida

Em Setúbal. Conferência Anual de Educação debate aprendizagem ao longo da vida

Vários profissionais e técnicos da educação vão pensar o sector, trocar experiências e formular novos caminhos

“A cidade como espaço de aprendizagem ao longo da vida” é o tema em debate este ano na Conferência Anual de Educação de Setúbal, marcada para 9 de Setembro, no Fórum Municipal Luísa Todi.

- PUB -

A VI edição tem por missão “promover a reflexão sobre novos caminhos para a educação e o ensino, assim como debater a definição de acções concretas adaptadas às especificidades do território”, avança a Câmara de Setúbal, entidade organizadora destes encontros.

A abertura da conferência está marcada para as 10h00, com as intervenções da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do secretário executivo da Comissão Nacional da UNESCO, Sérgio Gorjão.

A sessão de encerramento, às 17h00, conta com as participações do vereador do pelouro da Educação da Câmara de Setúbal, Ricardo Oliveira, e de Carla Cibele Figueiredo, professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

- PUB -

A longo do dia serão vários os profissionais, técnicos e académicos, que vão partilhar experiências e visões que “podem marcar a diferença por um sistema de ensino melhor, não só no concelho de Setúbal, mas também no panorama geral do sector da educação no país”.

Às 11h00, irá decorrer uma mesa redonda subordinada ao tema “A cidade como espaço de aprendizagem ao longo da vida”, moderada por Tiago Pereira, psicólogo e coordenador do Gabinete de Crise Covid-19 da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

A VI Conferência Anual de Educação prossegue às 14h30 com “Caminhos que se trilham”, moderado por Maria Clara Félix, directora do Agrupamento de Escolas de Azeitão que consiste na apresentação de experiências e projectos de âmbito local pensados para a área da Educação. É o caso da Oficinas Colaborativas, projecto da Câmara de Setúbal que consiste em espaços de aprendizagem colectiva nos bairros dos Pescadores e Grito do Povo.

- PUB -

Segue-se uma intervenção da responsabilidade de Carlos Mata e Susana Piçarra, do Instituto Politécnico de Setúbal, que abordam o tema “Politécnico de Setúbal: Ensino Superior de e para a Região”.

Pelo encontro vão passar ainda o projecto “Guardiãs do Mar: novas profissões que valorizam a sabedoria”, da Ocean Alive, apresentado por Raquel Gaspar e pelas Guardiãs do Mar, e a experiência “Escolas de segunda oportunidade”, numa alocução de Luís Mesquita, director da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos.

O número de presentes na sala está limitado a 200 pessoas, sendo que a organização assegura cumprir as normas da Direcção-Geral da Saúde.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -