19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeTAS estreia finalmente “Valentin, Valentin”

TAS estreia finalmente “Valentin, Valentin”

O espectáculo, com estreia inicialmente marcada para o Dia Mundial do Teatro, foi adiado devido à pandemia

 

- PUB -

“Finalmente vamos estrear o espectáculo ‘Valentin, Valentin’, baseado nos textos de Karl Valentin. Durante este período, a nossa actividade ficou mais ou menos suspensa, apenas com algumas acções que conseguimos desenvolver em teletrabalho. Até Maio, altura em que voltámos aos ensaios e decidimos manter a peça”, começa por dizer Célia David, do Teatro Animação de Setúbal, a O SETUBALENSE. “Tivemos mais tempo para apurar alguns pormenores, mas mantém-se a estrutura e os intervenientes do espectáculo”, adianta.

“Valentin, Valentin”, a primeira produção do ano do TAS, estava marcada para dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, mas devido à pandemia, e à semelhança de tantos outros espectáculos e eventos, foi cancelada. A peça inspirada no dueto alemão Karl Valentin e Liesl Karlstadt estreia assim este sábado, 5 de Setembro, no Fórum Municipal Luísa Todi, pelas 21h30, e repete no dia seguinte, domingo, às 17h30.

Com interpretação de Célia David, João Duarte Victor, Miguel Assis e Susana Dagaf, a peça apresenta “personagens ‘desconversadoras’ que não dizem graças, são uma graça” e “o carácter clownesco e multidisciplinar inspirado em situações do real confluem para um universo ficcional onde ao real se opõe o absurdo”.

- PUB -

Para João Duarte Victor, também responsável pela encenação do espectáculo, estes textos “funcionam como um puzzle em que cada peça vale por si” e pretendem “mostrar um pouco o teatro dentro do teatro”. Tudo se passa num espaço cénico “aparentemente desorganizado que se vai mostrando eficaz à medida que os textos vão sendo representados”.

Um espectáculo diferente, sem grandes preocupações no que diz respeito ao cumprimento de regras no teatro embora estas estejam presentes. Assim se apresenta a peça “Valentin, Valentin”, com a “preocupação central de espicaçar o público, criar uma empatia para que ele se sinta protagonista das várias situações e se identifique com este Karl Valentin que vai correndo os vários textos”. A equipa espera ainda conseguir trazer divertimento ao público e ser uma espécie de lufada de ar fresco na realidade de hoje.
Quanto a expectativas para as exibições do fim de semana, Célia David considera que “se por um lado as pessoas estão ansiosas por ir ver espectáculos ao fim de tantos meses sem o poder fazer, por outro ainda existe algum receio”. A actriz e directora do Teatro Animação de Setúbal partilha ainda que se encontram todos “esperançosos de que as pessoas vão e de que tenham de facto interesse em continuar a ver o nosso trabalho porque o TAS, apesar dos 45 anos, continua muito jovem, dinâmico e activo”.

45 anos de actividade ininterrupta

- PUB -

Neste ano peculiar, o Teatro Animação de Setúbal completa os seus 45 anos de vida. Das três produções que costuma apresentar anualmente, em 2020 fica-se apenas por duas, com menor intervalo de tempo entre si e menos representações. Nas palavras de Célia David, “é o que é possível. Temos de nos adaptar às novas circunstâncias. Também é essa uma das nossas missões e estamos habituados a isso, faz parte da nossa natureza”.

A seguir a “Valentin, Valentin” vem “Tantos ontens”, o espectáculo comemorativo dos 45 anos da companhia de teatro setubalense, que no mês de Dezembro apresenta textos de António Lobo Antunes. “45 anos de actividade teatral e cultural ininterrupta, desde 1975, tem muitos ontens e esperamos que também tenha muitos amanhãs. Será um espectáculo mais adaptado às circunstâncias actuais, com vários monólogos, onde cada actor está sozinho em palco à vez”, termina.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -