Brigada do Mar limpa 70 quilómetros de praia na costa alentejana

37
visualizações

Pelo 12.º ano consecutivo as praias da costa alentejana recebem a Brigada do Mar, uma associação de voluntários que desenvolve acções de protecção da vida ambiental e que tem especial foco nas praias.

- Pub -

De Tróia a Sines, e até dia 20 de Setembro, os voluntários percorrem cerca de 70 quilómetros de areal contínuo, de modo a recolher grandes resíduos. Estima-se que o total seja de 12 toneladas de resíduos.

Cumprindo todas as regras sanitárias decorrentes da pandemia Covid-19, o lixo recolhido será separado e seleccionado no espaço da Feira de Melides, sendo depois encaminhado para tratamento.

No âmbito de uma pareceria com o projecto TransforMar, os resíduos de plástico e metal serão convertidos num valor, depois doado a instituições de solidariedade, escolhidas pelos 15 concelhos que aderiram à 3.ª edição do projecto.

Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, fará o acompanhamento da apresentação dos resultados da iniciativa, no sábado, dia 19, pelas 16h00, no recinto da Feira de Melides.
A acção conta com a colaboração dos Municípios de Grândola e de Sines, Junta de Freguesia de Melides, Capitanias dos Portos de Setúbal e de Sines, Parque de Campismo da Galé, Yamaha Portugal, Atlantic Ferries e LIDL, empresa responsável pelo projeto TransforMar.

Comentários

- Pub -