Votos de pesar por setubalenses que dedicaram a vida ao desporto

26
visualizações

Em Setembro a cidade despediu-se de três homens que marcaram a história da actividade desportiva na região

 

- Pub -

A Câmara de Setúbal aprovou votos de pesar pelas mortes dos desportistas e dirigentes associativos Joaquim Adriano José da Conceição, João Gomes Pedro e António Salgueiro Lourenço.

O antigo futebolista Joaquim Conceição, que morreu no passado dia 14, nos Estados Unidos da América, onde residia, foi destacado pela “personalidade e a excelência técnica no futebol” que o conduziram ao lugar de capitão de equipa no Vitória Futebol Clube.

Nascido em Luanda em 8 de abril de 1942, “O Conceição”, como era conhecido, representou o Vitória FC entre 1962 e 1973, “tendo levantado a Taça de Portugal por duas vezes, e alinhou pela Seleção Portuguesa de Futebol por cinco ocasiões”, refere a autarquia.

Na homenagem a João Gomes Pedro, que morreu 10 de Setembro, o antigo presidente da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas é recordado pelo seu papel “no desenvolvimento nacional e internacional das atividades subaquáticas, em todas as suas expressões, como mergulho, apneia ou fotografia subaquática, entre outras”.

Actividades às quais este “homem do mar” se dedicou “de corpo e alma”, como responsável da secção de mergulho do Clube Naval Setubalense e, até à data da sua morte, como presidente da Assembleia-Geral da SulSub, associação que celebrou um protocolo de cooperação com o município de Setúbal para a criação do Centro Municipal de Atividades Subaquáticas de Setúbal.

António Salgueiro Lourenço, fundador e presidente do Alto da Guerra Sport Clube, morreu a 7 de Setembro e foi agora recordado pela Câmara de Setúbal, como o homem que presidiu diversas vezes este clube, “lutando sempre pela melhoria das condições deste e oferta de oportunidades desportivas e culturais”.

Motivo pelo qual, em reconhecimento “à dedicação de mais de 40 anos ao desenvolvimento desportivo no concelho”, a Câmara de Setúbal atribuiu a António Lourenço, a título póstumo, no passado dia 15, a medalha de honra da cidade na classe Desporto.

Comentários

- Pub -