26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeProjectos do Seixal marcam presença no Portugal Smart Cities Summit

Projectos do Seixal marcam presença no Portugal Smart Cities Summit

Seixal + e Seixal On chamam a população ao debate do espaço público e aponta a novas soluções

O Seixal vai estar mais uma vez presente no Portugal Smart Cities Summit. Um espaço de oportunidades ligadas à investigação, que tem início hoje e vai até quinta-feira. A edição de 2020 vai estar no Pavilhão Rio do Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, e decorre entre as 10h00 e as 19h00.

- PUB -

O Portugal Smart Cities Summit, que se dedica também à educação e à implementação de novas tecnologias, visa as comunidades mais sustentáveis, bem como um momento de reflexão sobre o futuro da organização das cidades.

No stand do município seixalense, estão em destaque os projetos Seixal + e Seixal On. No caso do Seixal +, trata-se de um projecto que promove uma maior participação e proximidade com a população. Para a sua implementação, foram criados gabinetes de participação, que organizam debates e realizam intervenções de acordo com as propostas e necessidades da população, intervindo no espaço público, mas também com outras acções como limpeza ou manutenção.

Para uma melhor resposta, “vai ser criada a plataforma Seixal +, uma nova aplicação móvel que irá permitir ao munícipe reportar em tempo real as mais variadas ocorrências no concelho e acompanhar a sua resolução”, refere a autarquia.

- PUB -

Quanto ao Seixal On, consiste num conjunto de projectos inovadores assentes em soluções tecnológicas.

No certame, será dado destaque ao Laboratório Vivo para a Descarbonização, uma área de experimentação de soluções inovadoras ao longo das margens da Baía do Seixal, nomeadamente um eco-restaurante, a utilização e carregamento de veículos eléctricos, contadores de água e iluminação pública inteligentes, quiosques verdes, entre outras.
O seu objectivo “é a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos num município sustentável e dar continuidade ao processo de redução de emissões de CO2 que, entre 2007 e 2018 sofreram um decréscimo de cerca de 36%, fruto do compromisso assumido pelo Município do Seixal, no âmbito do Pacto de Autarcas”.

“Estamos presentes nesta cimeira, porque somos um concelho inovador na prestação de serviço público e na implementação de soluções tecnológicas para a redução da pegada de carbono”, comenta o presidente da Câmara do Seixal. Acrescenta Joaquim Santos que “a participação do município no Portugal Smart Cities Summit demonstra-se de elevada importância, quer para a troca de conhecimento e a implementação de redes de partilha e de parceiros, como para a comunicação da estratégia e das iniciativas”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -