29 Novembro 2020, Domingo
- PUB -
Início Sociedade Barreiro quer homenagear combatentes do Ultramar

Barreiro quer homenagear combatentes do Ultramar

Memorial e iniciativas honram participação de barreirenses no conflito

 

- PUB -

Já está disponível na internet uma página de Facebook que tem por objectivo “homenagear os barreirenses que combateram na guerra do Ultramar”, numa acção que se insere num conjunto de iniciativas promovidas por aquele município, para recordar aqueles que “lutaram pelo seu país” e em “que muitos outros deram a sua vida a cumprir o serviço militar obrigatório”.

“Foram muitos homens, e respectivas famílias, que sofreram com esta guerra, sendo este um reconhecimento mais que justo por parte de todos nós”, sublinha a este propósito o vereador Bruno Vitorino. Recorde-se que o autarca propôs, em sessão daquele executivo realizada no último mês de Junho, a criação de uma Comissão “composta por diferentes personalidades” do concelho, para organizar um conjunto de eventos que homenageassem estes combatentes.

Recorde-se que a Guerra do Ultramar, também conhecida por Guerra Colonial, opôs as Forças Armadas Portugueses às forças dos movimentos de libertação das então províncias ultramarinas de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, tendo “forçado cerca de um milhão de portugueses a envolverem-se no conflito militar em África”, lembra a proposta aprovada por unanimidade.

- PUB -

“O Barreiro não foi excepção e viu muitos dos seus homens sair da sua terra e partir rumo ao desconhecido para defender o seu país, quase todos obrigados pelo Estado e sem que se tivessem voluntariado para tal”, pode ler-se no documento. Na proposta, a autarquia considera “que tem a obrigação de honrar a memória dos seus munícipes que morreram em combate ou que faleceram desde então, bem como homenagear em vida aqueles que conseguiram sobreviver à guerra”, refere.

No mesmo documento, a câmara propõe-se a construir um Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar e a realizar um conjunto de iniciativas sobre a história daquele conflito e da participação dos barreirenses no mesmo.

O vereador solicita a todos os que queiram acompanhar as informações sobre as iniciativas que estão a ser programadas, através da referida página (www.facebook.com/Barreirenses-na-Guerra-do-Ultramar-112989870431261/).

- PUB -

Mais populares

St. Peter’s: Investimento de 4,6 milhões abre a porta a mais de 200 alunos

Novo edifício projectado para Setembro de 2021 permitirá também ao colégio ter alunos em regime de internato Nas actuais instalações, na Volta da Pedra, Palmela,...

Investigador do Politécnico de Setúbal entre os mais citados em todo o mundo

O professor Vítor Pires é um dos 37 portugueses que integram a lista especial da Universidade de Stanford   Vítor Fernão Pires, docente da Escola Superior...

Serviços municipais passam para antigo Lidl

Obras de reabilitação do futuro equipamento arrancam em Janeiro O concurso para a reabilitação do edifício ocupado anteriormente pela superfície comercial LIDL, na Quinta da...
- PUB -