23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeMissa de sufrágio celebrada amanhã na Sé em memória de D. Manuel...

Missa de sufrágio celebrada amanhã na Sé em memória de D. Manuel Martins

D. Manuel Martins, primeiro Bispo de Setúbal, faleceu há três anos, aos 90 anos de idade. De forma a “agradecer todo o bem que deixou por cá e por onde andou”, vai ser amanhã celebrada uma Missa de sufrágio em sua memória, pelas 18h00, na Sé Catedral de Setúbal, explicou Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, através de comunicado.

- PUB -

Conhecido por muitos como “bispo vermelho” durante a crise dos anos 80 devido às denúncias que fez relativamente a situações de pobreza e de fome na região, D. Manuel Martins, segundo Eugénio Fonseca, afirmava: “Amo muito a diocese de Setúbal. Quero muito ao bom povo de Setúbal”.

Nascido no dia 20 de Janeiro de 1927, em Leça do Bailio, Matosinhos, Manuel da Silva Martins estudou no seminário do Porto e, mais tarde, na Universidade Gregoriana, em Roma. Durante o Estado Novo, mais precisamente de 1960 a 1969, nos nove anos de exílio do bispo do Porto António Ferreira Gomes, foi pároco de Cedofeita. Posteriormente, em 1975, foi nomeado bispo da diocese de Setúbal, onde permaneceu 23 anos. Foi, também, presidente da comissão episcopal da Acção Social e Caritativa, da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo e da secção portuguesa da Pax Christi.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -