26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeUNISETI: Aulas avançam com novas regras à medida de uma população de...

UNISETI: Aulas avançam com novas regras à medida de uma população de alto risco à Covid-19

A UNISETI está preparada para mais um ano lectivo. As inscrições ainda estão a decorrer e as aulas começam em Outubro

 

- PUB -

Mesmo com uma população mais sensível à Covid-19, as universidades seniores pretendem manter-se de portas abertas, é o caso da UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal, em que as aulas começam a 1 e 7 Outubro, progressivamente, mas com novas regras. “É uma situação complicada porque esta é uma população de risco, mas que não quer ficar em casa, e muito menos em lares. São pessoas activas que pretendem conviver e aprender”, comenta Arlindo Mota, presidente da administração desta instituição.

“Introduzimos várias medidas de higienização e cumprimos as directrizes da Direcção-Geral da Saúde. Para além disso, o processo de frequência das aulas também foi adaptado”, avança o também professor, que aponta a complexidade deste sistema de adaptação uma vez que, perante os números da pandemia, “as condições estão constantemente a alterar”.

Para já, a administração da UNISETI aprovou turmas com apenas dez alunos, os restantes vão assistir a cada aula através de vídeo chamada, ou seja, síncronas. Isto num sistema rotativo para que todos os alunos tenham acesso a aulas presenciais.
“Estamos a adquirir câmaras vídeo para transmitir as aulas, e assim abranger todos os alunos”, diz Arlindo Mota.

- PUB -

Outra alteração é o tempo de cada aula, que passou de hora e meia para quarenta e cinco minutos, e os intervalos entre quinze e vinte minutos.
No conjunto, a UNISETI neste ano lectivo vai proporcionar aulas presenciais, mistas (presenciais e síncronas) e apenas por vídeo conferência.

Também tendo em atenção a evolução da pandemia, a Universidade Sénior de Setúbal está a considerar a possibilidade de organizar palestras, entre outras acções, em espaços que poderão ser cedidas pela Câmara Municipal de Setúbal, mas sempre com limitação de presenças. Estão também pensados eventos a decorrerem apenas online.
“A UNISETI está a cumprir 18 anos de actividade e com o sucesso de termos uma comunidade com mais de 500 pessoas. Não se pode perder esta ligação; as pessoas não podem perder a possibilidade conviverem e alargarem o sentimento de comunidade”.
Diz Arlindo Machado que as pessoas, “a nível intelectual, já estão contaminadas por este vírus. Cerca de 85% do seu pensamento diário está ocupado com a preocupação de evitar o contágio, mas também não querem fica presas em casa. Por isso, proporcionamos condições a esta comunidade que olha para a UNISETI com um sentimento de pertença, isto garantindo todas as condições de higienização e regras de distanciamento”.

Neste momento a universidade já reuniu mais de 200 inscrições, um número ainda abaixo dos 450 alunos que teve o ano passado, mas as inscrições ainda estão a decorrer. Considera o administrador este ano haverá menos alunos, até porque o número de serviços prestados diminuiu. A sua satisfação é que, todos os contactos que a UNISETI tem feito com os alunos, “75% deles dizem que querem voltar às aulas presenciais.

- PUB -

Universidade prepara-se para um ano de prejuízo

A dificuldade financeira é uma das mossas que a pandemia está a causar à UNISETI que, para além do necessário investimento em mais meios tecnológicos, olha para a possibilidade de ter menos alunos por ter reduzido os serviços e também porque decidiu baixar o valor das propinas. Contabiliza ainda o acréscimo de despesas com as necessárias medidas de higienização.

“Vivemos daquilo que os alunos pagam e de alguns contributos de entidades como a autarquia, e já sabemos que este ano vamos ter prejuízo”, avança o presidente do conselho de administração da Universidade Sénior de Setúbal.

Feitas as contas, a gestão concluiu que este ano a universidade ainda tem condições orçamentais para funcionar, mas se a situação epidemiológica se mantiver, ou aumentar, “não vamos conseguir suportar mais um ano”, diz Arlindo Mota. Esta é uma perspectiva negra, mas para o professor é mais do que certo que “é preciso manter a comunidade”.
O quadro do seu pensamento diz-lhe que “as dificuldades resolvem-se; só para os problemas ainda não temos resolução”. A perspectiva de Arlindo Mota não é de resignação, mas sim de resiliência.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -