29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeUnidade Móvel de Saúde começa hoje a percorrer o concelho de Almada

Unidade Móvel de Saúde começa hoje a percorrer o concelho de Almada

Para além da população em geral, este serviço de saúde elege quem tem dificuldade de mobilidade e pessoas com adições

 

- PUB -

A Unidade Móvel de Saúde que vai percorrer todas as localidades do concelho de Almada, entra hoje ao serviço. Trata-se de um projecto de intervenção comunitária, que terá maior incidência nas zonas consideradas mais vulneráveis, e que visa a promoção e prevenção da saúde de grupos mais sensíveis, para além da população em geral.

Esta unidade integrada no programa “Dar + Saúde à Saúde”, fomentado pela Câmara de Almada, foi apresentada na segunda-feira, na Biblioteca Maria Lamas, no Monte de Caparica, altura em que a presidente Inês de Medeiros assinou com Luís Pisco, presidente do conselho directivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, um protocolo de colaboração que se efectiva através do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal (ACES AS).

Na apresentação deste veículo, a funcionar com uma equipa de profissionais de saúde do ACES AS, a presidente da Câmara deixou bem claro que este “não é um centro de testagem Covid-19, e “não substitui um centro de saúde”. O objectivo “é ser preventivo para outras questões de saúde”.

- PUB -

Para além do enfoque especial na população com dificuldade de mobilidade, a Unidade Móvel de Saúde de proximidade tem protocolado, entre a autarquia e o Grupo de Activistas em Tratamentos, “estar presente junto de pessoas com adições”, avançou a vereadora Teodolinda Silveira.

A responsável pelo pelouro da Acção e Intervenção Social adiantou ainda que a “primeira campanha” desta unidade “é a vacinação da gripe, junto da população mais susceptível”.
A versatilidade deste serviço de saúde móvel, foi também apontada pelo director executivo do ACES AS, Alexandre Tomás, que se referiu ao protocolo assinado com a autarquia como “uma procura para melhorar a reposta à população”.

E o mesmo disse Luís Pisco, que estendeu um elogio às várias autarquias que “se interessaram” na prevenção da saúde dos munícipes, “sem precisarem que fosse publicada uma legislação”.

- PUB -

O Hospital Garcia de Orta é também um dos parceiros deste serviço de saúde.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -