18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCovid-19: Festival de caminhadas na serra da Arrábida adiado para Março de...

Covid-19: Festival de caminhadas na serra da Arrábida adiado para Março de 2021

A primeira edição do Arrábida Walking Festival, que convida a descobrir o património natural e arqueológico da Serra da Arrábida, foi adiada para os dias 26, 27 e 28 de Março de 2021, anunciou a organização.

- PUB -

“A 1ª edição, adiada para 26 a 28 de Março de 2021, será inteiramente dedicada à arqueologia. Uma oportunidade para viajarmos no tempo, revelada a cada trilho”, informou a Biotrails, que organiza o evento, na sua página da internet.

Devido à pandemia da covid-19, esta é a segunda vez que a organização altera a data do festival de caminhadas, que esteve marcado para março deste ano e posteriormente para 09 a 11 de Outubro.

Neste momento, a Biotrails ainda não está a disponibilizar a nova programação nem a venda de bilhetes, mas já adiantou que o concelho de Palmela, no distrito de Setúbal, “será o ponto de partida” para percorrer o Parque Natural da Arrábida e “mais de seis mil anos da sua história”.

- PUB -

O evento, apresentado em janeiro, convidava a descobrir o património natural e arqueológico da Serra da Arrábida, com uma grande rota que se divide em sete etapas entre os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Em declarações à Lusa, nessa ocasião, José Cunha, da Biotrails, explicou que este projeto surgiu de uma “necessidade”, porque na região de Setúbal e Lisboa não há nada semelhante que “combine as caminhadas com história, gastronomia e convívio”.

“Temos imensas pessoas a caminhar, grupos informais e operadores turísticos, mas ao longo do nosso trabalho sentimos que havia falta de algo mais aglutinador, um trabalho com uma visão mais ampla de todo o território”, mencionou.

- PUB -

Segundo o responsável, a primeira edição terá um enfoque na arqueologia, que, por vezes, passa “despercebida”.

“Há uma riqueza imensa de arqueologia ao longo de todo o território que não é visível e, como os percursos são guiados, fazia-nos sentido trabalhar este tema porque conseguimos trazer todo um universo que não se vê, mas está lá. São milhares de anos de história, de povoamentos, de ocupação humana”, indicou.

A serra da Arrábida é composta por extensas cordilheiras que se estendem pelos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal, distinguindo-se pelas paisagens, património geológico, ecológico e cultural.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e cinquenta e um mil mortos e mais de 35,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.040 pessoas dos 81.256 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -