25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAgência funerária ecológica para animais chega ao Barreiro para homenagear amigos de...

Agência funerária ecológica para animais chega ao Barreiro para homenagear amigos de quatro patas

Chama-se PerPETuate e, além de fazer cremações, apresenta várias opções que permitem guardar recordações para sempre

 

- PUB -

A primeira agência funerária ecológica para animais no País já chegou ao distrito de Setúbal, com o objectivo de dar a todos os donos a oportunidade de prestarem uma última homenagem ao seu animal de estimação.

A PerPETuate, presente em Portugal desde 2016, tem representação física no Barreiro desde Agosto e, à semelhança das delegações do centro e norte, foi criada para que houvesse maior proximidade aos clientes, respondendo à necessidade de procura que já existia.

O serviço oferecido pela agência destaca-se pela sua vertente ecológica. Passa por criar nova vida: após a cremação, as cinzas do animal transformam-se num novo ser. Parece estranho? Mas entranha-se. É que, guardadas numa urna feita de materiais recicláveis e biodegradáveis,  as cinzas vão alimentar a plantação de uma árvore – uma nova vida.

- PUB -

O cliente ou tutor do patudo amigo pode, também, optar por querer uma jóia com o ADN do seu animal de estimação (o que pode ser feito ainda em vida), um molde da sua pegada ou uma inscrição simples em madeira, com o nome do companheiro e a data da sua morte, conforme explica Sérgio Frutuoso, responsável pela agência no Barreiro.

Estes últimos produtos, afirma, custam “menos do que uma ida ao cinema”. Relativamente ao serviço fúnebre, “o preço depende do peso do animal e do tipo de serviço que se escolha”. Entre as opções encontram-se “o Base, o Classic e o Premium”, com valores que vão dos 100 euros, aos 285 euros ou até aos 345 euros.

“O nosso serviço mais contratado é o Classic, onde, além de incluída a recolha e a cremação, as cinzas são entregues de forma clássica, através de uma caixa de madeira feita à mão”, revela Sérgio Frutuoso. Embora trabalhe preferencialmente com tutores, tornando o processo de despedida mais familiar, a agência funerária ecológica mantém parcerias com uma rede de clínicas muito vasta, através das quais realiza cremações simples. E recebe todo o tipo de animais, desde os mais comuns, como cães e gatos, até aos equídeos, passando por furões e porquinhos-da-índia.

- PUB -

Ao fim de três meses a funcionar no distrito de Setúbal, o feedback tem sido positivo. “Até agora temos os melhores clientes do mundo, sempre com palavras de carinho. Sentimos que trazemos serenidade a um processo que mexe com emoções muito profundas”, conclui.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -