27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeIPS convida população a participar em estudo sobre fibromialgia

IPS convida população a participar em estudo sobre fibromialgia

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) encontra-se a desenvolver um estudo no sentido de compreender quais os “efeitos que a fisioterapia tem no tratamento da fibromialgia”, e, para a sua realização, convida a população que sofre desta doença crónica a participar, explica a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.

- PUB -

Os interessados em receber o tratamento devem inscrever-se até sexta-feira, através do “contacto telefónico 910 710 518 ou pelo endereço eletrónico [email protected]”. A nova abordagem, desenvolvida por investigadores da Escola Superior de Saúde, “centra-se na realização de exercícios de grupo em sessões presenciais no estabelecimento de ensino, respeitando todas as orientações da Direcção-Geral da Saúde no que concerne a desinfecção e equipamentos de protecção individual”.

A iniciativa “pretende, assim, constituir-se como uma alternativa ou complemento aos tratamentos de farmácia tradicionais, não específicos para a doença, à base de analgésicos, relaxantes musculares ou antidepressivos”, sendo que a fisioterapia é apontada “como uma ferramenta eficaz para amenizar o desconforto causado pela fibromialgia, distúrbio do sistema nervoso caracterizado por dores generalizadas e constantes no corpo, acompanhadas de fadiga, alteração de sono, dor de cabeça e problemas de memória e concentração”.

De acordo com a nota da autarquia, o IPS explicou que “é expectável que este tratamento ajude a controlar a dor, a diminuir a fadiga e a aumentar a capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia”. A investigação encontra-se “integrada no projecto SHARE – Saúde e Humanidades Actuando em Rede e é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com as parcerias da MYOS – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica e dos centros hospitalares de Setúbal e de Lisboa Ocidental”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -