22 Janeiro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Sociedade Anabela Coelho vence Prémio de Poesia Sebastião da Gama

Anabela Coelho vence Prémio de Poesia Sebastião da Gama

A obra “Distância de Mim para Mim”, escrita por Anabela Coelho e assinada sob o pseudónimo Luísa Vasconcelos, foi a vencedora da 16.ª edição do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, tendo a autora sido distinguida com um prémio monetário no valor de 1 500 euros e com a publicação do seu trabalho numa tiragem de 250 exemplares.

- PUB -

Para o júri, o trabalho de Anabela Monteiro Coelho Pina, natural de Coimbra, “reúne um conjunto de versos simples e diversificados, muito intuitivos e sentidos, desvendando uma panóplia de gostos por pessoas, lugares e coisas que preenchem o universo da autora e revelam percursos quotidianos, constituindo também um trabalho na senda de possíveis interrogações escondidas”, revela a Associação Cultural Sebastião da Gama, responsável pela organização da iniciativa, em comunicado.

Além desta conquista, Anabela Coelho, no seu percurso de escrita, “foi já vencedora do Prémio Literário Irene Lisboa, na 8.ª edição em 2018, com o conto “O Espanta-Pardais e a Boneca de Trapos”, depois de ter tido Menção Honrosa na edição anterior do mesmo certame”.

O Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, “patrocinado pela Junta de Freguesia de Azeitão”, foi criado em 1988 “pelas Juntas de Freguesia de São Lourenço e de São Simão” e organizado anualmente até 1993. “A partir daí passou a ser um concurso bienal até à sua 10.ª edição, tendo depois sofrido uma interrupção. Foi retomado em 2007, ano em que foi criada a parceria com a Associação Cultural Sebastião da Gama, e teve em 2020 a sua 16.ª realização”.

- PUB -

“O primeiro trabalho vencedor, em 1988, foi a obra “Água das Pedras”, assinado pelo pseudónimo Maria Helena Salgado, correspondendo à autora Maria do Rosário Pedreira, escritora reconhecida”, revela a mesma nota.

- PUB -

Mais populares

Secundária Sebastião da Gama suspende aulas presenciais para alunos mais velhos até dia 26

Sete funcionários da escola em isolamento profiláctico obriga a alunos dos 11.º, 12.º e ensino nocturno a terem aulas em casa   Os alunos dos 11.º...

Alteração à sinalização na Volta da Pedra cria transtornos na circulação automóvel

Presidente da autarquia de Palmela e director da Infraestruturas de Portugal reuniram no local e apresentaram soluções A alteração à sinalização horizontal recentemente efectuada na...

Pandemia obriga Agrupamento de Escolas Lima de Freitas a suspender aulas presenciais em 20 turmas

No espaço de três dias duas das grandes escolas de Setúbal viram-se obrigadas a tirar turmas de aulas presenciais. O fecho das escolas ganha...
- PUB -