6 Março 2021, Sábado
- PUB -
Início Sociedade Setúbal atribui quase 200 mil euros a quatro companhias de teatro do...

Setúbal atribui quase 200 mil euros a quatro companhias de teatro do concelho

O apoio financeiro insere-se na estratégia da câmara municipal de promover actividades culturais relevantes

 

- PUB -

Quatro companhias de teatro do concelho de Setúbal vão receber para este ano um pacote financeiro no valor global de 197 mil e 500 euros. A deliberação para a atribuição destes apoios foi decidida na última reunião de câmara, e insere-se na estratégia da autarquia de “promover actividades culturais”, refere a mesma em comunicado.

Trata-se de dar fôlego a actividades que sejam “relevantes” para o desenvolvimento de “políticas culturais sustentadas e novos rumos para a intervenção cultural que estejam intrinsecamente ligados à qualidade de vida das populações e às dinâmicas sociais”.

Assim, por decisão do executivo, o TAS – Teatro Animação de Setúbal “recebe uma verba de 100 mil euros para apoio à actividade regular”, mediante um conjunto de contrapartidas, como a “obrigatoriedade da realização de oito espectáculos ou animações a serem integrados em programas municipais”.

- PUB -

As condições para atribuição do apoio financeiro obrigam ainda a companhia a “participar no projecto anual TAS no Teatro, em parceria com a autarquia, com 25 sessões de espectáculos destinados a crianças do 1.º ciclo do ensino básico, e no programa municipal de comemoração do Dia Mundial do Teatro”.

Por sua vez o Teatro Estúdio Fontenova, em 2021 recebe um montante de “72 mil e 500 euros, sendo que 36 mil são para a organização do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro e os restantes 36 mil e 500 para as actividades de carácter regular”.

A atribuição deste último apoio “obriga ainda o Teatro Estúdio Fontenova a realizar 12 acções de formação destinadas à comunidade educativa e ao público em geral, além de participar no Dia Mundial do Teatro”.

- PUB -

O GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico é outra das companhias a receber apoio financeiro da autarquia por protocolos de colaboração. Vai contar com um montante de “10 mil euros destinados à produção de espectáculos de teatro e acções desenvolvidas na comunidade educativa em 2021”.

Outra das condições é apresentação de dez sessões da peça “Magia das Cores” nos jardins de infância do concelho e a realização de pelo menos uma produção integrada na programação anual da companhia são compromissos da GATEM ao abrigo do protocolo a celebrar com o município.

A Câmara Municipal de Setúbal concede, ainda, 15 mil euros ao Teatro do Elefante para apoio das actividades de carácter regular, mediante a dinamização de oito animações destinadas ao público infantil.

- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...
- PUB -