28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMorreu Fernando Santana antigo director da FCT Nova

Morreu Fernando Santana antigo director da FCT Nova

Morreu o professor catedrático Fernando Santana. Engenheiro e investigador, foi director da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa (FCT Nova) entre 2006 e 2018.

- PUB -

Tido como visionário no desenvolvimento e valorização da investigação, foi responsável pelo elevado padrão competitivo da FCT Nova tanto nacional como internacional.

“Dinamizou a escola modernizando-a e inovando, nomeadamente na oferta educativa, em particular com a criação do Perfil FCT, um factor distintivo da instituição reconhecido como pioneiro a nível nacional como modelo de integração de competências complementares numa escola de ciências e engenharia”, referiu quinta-feira a faculdade no seu site.

Professor no Departamento de Ciência e Engenharia do Ambiente, “é recordado como um docente inspirador, e que soube desenvolver o ensino da engenharia do Ambiente para os desafios cada vez mais complexos”.

- PUB -

Para além de dirigir a FCT Nova, foi presidente fundador da Academia de Engenharia e, entre outros cargos, director do Programa Universidade do Texas em Austin | Portugal, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e presidente do Conselho Consultivo do Hospital Garcia de Orta.

Em 2015 foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública. Em 2016 foi distinguido pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro da Cidade.

O ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, já manifestou o seu “grande pesar” pela morte de Fernando Santana, onde relembra o “percurso dedicado à ciência e à investigação e às causas ambientais” do professor enquanto director da FCT Nova, instituição que “projectou internacionalmente”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -