2 Março 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Sociedade Morreu Fernando Santana antigo director da FCT Nova

Morreu Fernando Santana antigo director da FCT Nova

Morreu o professor catedrático Fernando Santana. Engenheiro e investigador, foi director da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa (FCT Nova) entre 2006 e 2018.

- PUB -

Tido como visionário no desenvolvimento e valorização da investigação, foi responsável pelo elevado padrão competitivo da FCT Nova tanto nacional como internacional.

“Dinamizou a escola modernizando-a e inovando, nomeadamente na oferta educativa, em particular com a criação do Perfil FCT, um factor distintivo da instituição reconhecido como pioneiro a nível nacional como modelo de integração de competências complementares numa escola de ciências e engenharia”, referiu quinta-feira a faculdade no seu site.

Professor no Departamento de Ciência e Engenharia do Ambiente, “é recordado como um docente inspirador, e que soube desenvolver o ensino da engenharia do Ambiente para os desafios cada vez mais complexos”.

- PUB -

Para além de dirigir a FCT Nova, foi presidente fundador da Academia de Engenharia e, entre outros cargos, director do Programa Universidade do Texas em Austin | Portugal, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e presidente do Conselho Consultivo do Hospital Garcia de Orta.

Em 2015 foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública. Em 2016 foi distinguido pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro da Cidade.

O ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, já manifestou o seu “grande pesar” pela morte de Fernando Santana, onde relembra o “percurso dedicado à ciência e à investigação e às causas ambientais” do professor enquanto director da FCT Nova, instituição que “projectou internacionalmente”.

- PUB -

Mais populares

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Incêndio destrói cozinha de habitação na Avenida Bento Gonçalves

Um incêndio deflagrou hoje numa habitação situada na Avenida Bento Gonçalves, em Setúbal, tendo provocado a destruição completa da respectiva cozinha, uma vez que...

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...
- PUB -