28 Fevereiro 2021, Domingo
- PUB -
Início Sociedade Enólogo da José Maria da Fonseca é Personalidade do Ano no Vinho

Enólogo da José Maria da Fonseca é Personalidade do Ano no Vinho

Revista de Vinhos premiou aquele que considera “um dos grandes enólogos de Portugal”

 

- PUB -

Domingos Soares Franco, enólogo que soma 40 vindimas e 39 anos na empresa da sua família, a José Maria da Fonseca, acaba de ser distinguido com o Prémio “Personalidade do Ano no Vinho”, pela Revista de Vinhos.

Para a Revista de Vinhos, esta nomeação deve-se ao papel fundamental que Domingos Soares Franco assumiu no desenvolvimento do sector do Vinho em Portugal. É um novo-mundista, que através do seu percurso e formação nos EUA, trouxe com ele a necessidade de reinventar a forma de fazer vinho em Portugal.

Domingos Soares Franco, percorreu o mundo à procura dos melhores equipamentos e dedicou grande parte do seu trabalho a testar e replantar vinhas, tornando ainda mais diverso o campo experimental de castas da sua família. A Revista descreve-o como um “nome incontornável da enologia” portuguesa, “dos mais conhecedores das tendências internacionais, que tanto pode assumir o blend de um moscatel fortificado extraordinário como surpreender-nos com um vinho sem álcool. É embaixador da José Maria da Fonseca e dos vinhos portugueses no mundo, é carismático e um dos grandes enólogos de Portugal.

- PUB -

Para Domingos Soares Franco esta distinção foi recebida com muita emoção e alegria. A sua primeira reacção foi fazer um filme muito rápido das suas memórias de toda a vida, visualizando a cara das pessoas que mais o influenciaram. Afirma estar “extremamente contente e agradecido pela Revista de Vinhos me ter nomeado como “Personalidade do Ano”.

Agora, confessa, “é tempo de abrandar, mas sempre pensando no futuro, na inovação, a tentar implementar novas ideias, nunca esquecendo as raízes e a herança do passando”. São tempos que o fazem pensar e recordar as pessoas que tiveram um papel muito importante na sua vida: os seus pais, os cinco filhos, o tio António e todo o pequeno grupo de enólogos e viticultores formados em França, pessoas que deram o pontapé de saída em Portugal nos vinhos.

Como celebração da sua 40º vindima, ainda em 2020, Domingos Soares Franco apresentou os mais recentes lançamentos da Colecção Privada Domingos Soares Franco: dois novos tintos monovarietais – Colecção Privada DSF Malbec e Colecção Privada DSF Cabernet Sauvignon e a nova colheita e packaging do Colecção Privada DSF Moscatel Cognac.

- PUB -

Mais populares

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Dores Meira acusa PS de falsear realidade sobre estacionamento pago na cidade

Dores Meira não poupa criticas às razões que o PS tem alegado. E aponta-lhe os casos de Lisboa e Almada   O estacionamento pago na cidade...

Morto a tiro em festa na encosta da Bela Vista

Um homem com cerca de 30 anos morreu este domingo baleado com dois tiros numa festa ilegal que decorria na encosta da Bela Vista,...
- PUB -