18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeEnólogo da José Maria da Fonseca é Personalidade do Ano no Vinho

Enólogo da José Maria da Fonseca é Personalidade do Ano no Vinho

Revista de Vinhos premiou aquele que considera “um dos grandes enólogos de Portugal”

 

- PUB -

Domingos Soares Franco, enólogo que soma 40 vindimas e 39 anos na empresa da sua família, a José Maria da Fonseca, acaba de ser distinguido com o Prémio “Personalidade do Ano no Vinho”, pela Revista de Vinhos.

Para a Revista de Vinhos, esta nomeação deve-se ao papel fundamental que Domingos Soares Franco assumiu no desenvolvimento do sector do Vinho em Portugal. É um novo-mundista, que através do seu percurso e formação nos EUA, trouxe com ele a necessidade de reinventar a forma de fazer vinho em Portugal.

Domingos Soares Franco, percorreu o mundo à procura dos melhores equipamentos e dedicou grande parte do seu trabalho a testar e replantar vinhas, tornando ainda mais diverso o campo experimental de castas da sua família. A Revista descreve-o como um “nome incontornável da enologia” portuguesa, “dos mais conhecedores das tendências internacionais, que tanto pode assumir o blend de um moscatel fortificado extraordinário como surpreender-nos com um vinho sem álcool. É embaixador da José Maria da Fonseca e dos vinhos portugueses no mundo, é carismático e um dos grandes enólogos de Portugal.

- PUB -

Para Domingos Soares Franco esta distinção foi recebida com muita emoção e alegria. A sua primeira reacção foi fazer um filme muito rápido das suas memórias de toda a vida, visualizando a cara das pessoas que mais o influenciaram. Afirma estar “extremamente contente e agradecido pela Revista de Vinhos me ter nomeado como “Personalidade do Ano”.

Agora, confessa, “é tempo de abrandar, mas sempre pensando no futuro, na inovação, a tentar implementar novas ideias, nunca esquecendo as raízes e a herança do passando”. São tempos que o fazem pensar e recordar as pessoas que tiveram um papel muito importante na sua vida: os seus pais, os cinco filhos, o tio António e todo o pequeno grupo de enólogos e viticultores formados em França, pessoas que deram o pontapé de saída em Portugal nos vinhos.

Como celebração da sua 40º vindima, ainda em 2020, Domingos Soares Franco apresentou os mais recentes lançamentos da Colecção Privada Domingos Soares Franco: dois novos tintos monovarietais – Colecção Privada DSF Malbec e Colecção Privada DSF Cabernet Sauvignon e a nova colheita e packaging do Colecção Privada DSF Moscatel Cognac.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -