19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadePopulação migrante vai ter centro de apoio a funcionar em quatro espaços...

População migrante vai ter centro de apoio a funcionar em quatro espaços do concelho de Palmela

Nova resposta nasce da colaboração entre a autarquia e a Fundação Santa Rafaela Maria. Protocolo vigora até final de 2022

O concelho de Palmela vai contar com um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que funcionará até final de 2022 em articulação com a Fundação Santa Rafaela Maria.

- PUB -

Para a criação desta resposta, alicerçada num atendimento personalizado para apoiar a integração das comunidades migrantes, o município anunciou que decidiu estabelecer um protocolo de colaboração com a fundação.

“De acordo com o protocolo, que vai vigorar até 31 de Dezembro de 2022, caberá ao município ceder gratuitamente e equipar os espaços necessários para o atendimento a migrantes, na Biblioteca Municipal de Palmela, no Centro de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo, bem como na União das Freguesias de Poceirão e Marateca”, revelou a autarquia.

O serviço, segundo a Câmara Municipal, será assegurado pela Fundação Santa Rafaela Maria e funcionará “na primeira e segunda quinta-feira de cada mês, entre as 9h00 e as 13h00”. Caberá a esta última entidade “disponibilizar materiais informativos, dinamizar sessões de esclarecimento a grupos específicos (empresas ou comunidades migrantes)” e “promover sessões de informação ou sensibilização sobre temáticas pertinentes no processo de integração em Portugal”.

- PUB -

O município explica ainda os diversos vectores de acção do CLAIM. “É um serviço de proximidade, um espaço de apoio e de atendimento personalizado, que procura, localmente, apoiar o processo de integração desta população, em matérias como autorização de residência, aquisição da nacionalidade portuguesa, reagrupamento familiar, equivalências académicas, acesso à educação, saúde, apoios sociais ou ainda retorno voluntário ao país de origem”, conclui.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -