26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeRicardo Oliveira: “As cidades determinam estados de saúde e podem construir felicidade”

Ricardo Oliveira: “As cidades determinam estados de saúde e podem construir felicidade”

Ricardo Oliveira, vereador com o pelouro da Saúde na Câmara Municipal de Setúbal e presidente da comissão organizadora do Fórum Saúde, Ricardo Oliveira, fala sobre o evento que procura também celebrar, em Setúbal, o Dia Mundial da Saúde

Como surgiu a ideia de um fórum sobre a saúde e qual é o objectivo?

- PUB -

A cidade de Setúbal é membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, associação parceira da Organização Mundial de Saúde, que se pauta por uma filosofia em que o território, as cidades, os municípios, vilas e aldeias, são espaços que determinam estados de saúde e que podem até, como refere a OMS, ser espaços de construção de felicidade. Esta proposta, que partiu da Câmara Municipal de Setúbal, é a concretização de que a construção da cidade não se faz apenas com uma entidade da cidade – não se faz, por exemplo, com a Câmara Municipal, que tem as suas competências e as suas responsabilidades – mas faz-se com a cidade. Temos vindo a defender, já dos mandatos anteriores, e neste prosseguimos esse trabalho, que esta construção da cidade, cidade saudável e mais feliz, onde o bem-estar é uma ambição que está presente constantemente, tem de ser feita com um conjunto alargado de parceiros.

É nesse sentido que, depois de um trabalho que se foi amadurecendo com os parceiros e também internamente na autarquia, vimos dar este passo de reunir o conjunto de entidades que participa neste fórum. Para além da nossa comissão organizadora, temos ainda a intenção, o gosto e o objectivo de envolver várias IPSS que trabalham em Setúbal, de organizações, empresas, associações e colectividades que desenvolvem o seu trabalho na cidade, e que são construtores da cidade nas suas diferentes dimensões e nas suas diferentes perspectivas. O Fórum de Saúde é isto: é com este objectivo que surge e que pretende fazer a reflexão sobre o contributo de cada um para a construção da cidade nesta lógica de construir uma cidade mais saudável, mais feliz.

Como se organiza a programação desta iniciativa?

- PUB -

O Fórum Saúde é algo que pretendemos permanente, com trabalho permanente, regular, e que tem grupos de trabalho, uma comissão científica e uma comissão organizadora. Pretende-se que seja aberto, que não há de ser limitado a estas entidades que nele participam agora e que terá um espaço alargado de reflexão no dia 8 de Abril. Há, entretanto, um conjunto de debates que o antecedem e que abrem caminho para a apresentação do perfil de saúde e do plano de desenvolvimento local da área da saúde, a acontecer no dia 8. Estes são documentos de análise, de caracterização do concelho, de planeamento e de proposta de acção para a promoção de um município mais saudável, e são documentos que não são estáticos. Estão em constante transformação e serão, entretanto, enriquecidos por cada um dos participantes.

No que diz respeito à caracterização de Setúbal, há elementos dos que temos hoje que estão profundamente desactualizados, uma vez que se referem aos censos de 2011. Vamos ter novamente censos neste ano de 2021 e poderíamos ter avaliado e resolvido esperar para poder então editar o novo Perfil de Saúde de Setúbal, mas isso significaria, uma vez que os primeiros dados provisórios só estariam disponíveis para meados de 2022, atirar para 2023 a sua concretização. Entendemos que não faz sentido e por isso temos esta primeira versão, com a consciência de que em breve vamos ter de adaptar e actualizar estes documentos.

Que temáticas serão abordadas nos debates? E com que objectivos?

- PUB -

O primeiro debate, “Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis”, é mais caracterizador do concelho. O segundo, sobre comunicação em saúde, traz um tema muito pertinente nos dias de hoje. Nas várias dimensões que essa comunicação tem, questões sobre como publicar, na área da saúde em concreto e também de uma forma mais geral, sobre estilos de vida saudáveis, mas também sobre o contributo que a tecnologia hoje dá no desenvolvimento do trabalho em saúde. Neste sentido, por exemplo, o Hospital da Luz fará a apresentação da sua app, “My Luz”. Temos a ideia de que quando trabalhamos em saúde falamos de questões profundamente humanas e, assim, a tecnologia tem de ser um contributo para aproximar, não para afastar. Isto é altamente polémico, actual e terá o seu interesse.

Qual é a fotografia de Setúbal na área da saúde?

Estamos num concelho em que cerca de 40% da população não tem médico de família e isso significa que há um problema estrutural no acesso à saúde. Há ainda outras questões, como o isolamento da população mais idosa, a violência doméstica – temática muito importante – que grupos sociais têm acesso aos cuidados de saúde, como por exemplo, a população migrante de Setúbal. Somos um concelho que recebe muita gente e que tem uma lógica profundamente multicultural e diversificada e é preciso fazer essa análise também.

Iremos ainda discutir o Plano Director Municipal de Setúbal e o contributo que tem para a promoção da saúde, mas também que contributos poderão dar os nossos recursos naturais, que são de uma riqueza profunda: a Reserva Natural do Estuário do Sado, o Parque Natural da Arrábida, o Parque Marinho Luiz Saldanha.

A importância da vizinhança será outro dos temas em destaque. A cidade é um território do ponto de vista físico, mas é também um território do ponto de vista das relações sociais e vamos falar da importância das relações sociais na promoção de saúde. Sem esquecer os recursos que existem no concelho, como a rede de saúde de cuidados primários, o papel das escolas, o tecido empresarial e o movimento associativo e solidário. Na lógica das cidades saudáveis, há um conjunto de factores determinantes para a promoção de saúde, entre os quais estão as questões da prosperidade, da paz, do espaço e da participação, entre outras.

Como serão as apresentações no fórum de dia 8 de Abril?

A primeira edição do Fórum Saúde conta com duas sessões específicas, com debate em torno do Perfil de Saúde de Setúbal e do Plano de Desenvolvimento Local em Saúde. Não apenas pela sua apresentação, mas também pela discussão de questões que se relacionam com a caracterização do nosso concelho e de que acções cada entidade, cada organização, cada um de nós até individualmente, pode e deve fazer e para a construção dessa cidade mais saudável.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -