20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaENA distribui ‘maletas da sustentabilidade’ em Setúbal, Palmela e Sesimbra

ENA distribui ‘maletas da sustentabilidade’ em Setúbal, Palmela e Sesimbra

Fernanda Pésinho, responsável pela Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, diz que projecto reforça o trabalho de sensibilização para uma nova cultura ambiental

- PUB -

A ENA, Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, conclui este mês a distribuição de material didáctico para reforçar a sensibilização para a preservação do ambiente junto das crianças em idades escolar da região.
As ‘Maletas da Sustentabilidade’ foram entregues aos responsáveis pelos Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), nas três sedes de concelho, respectivamente em Dezembro de 2017 (Sesimbra) e Janeiro de 2018 (Setúbal e Palmela), informou a agência.
Com estes materiais pedagógicos, os docentes, podem promover a sua utilização nas escolas de ensino básico pré-escolar, de 1º, 2º e 3º ciclos e sensibilizar as crianças para a importância da sustentabilidade na utilização dos recursos.
Segundo a ENA, o conjunto de ferramentas pedagógicas agora distribuídas são, “apelativas e eficazes”, e permitirão aos professores trabalhar, com os alunos, os eixos temáticos orientadores da recente Estratégia Nacional de Educação Ambiental para o período 2017-2020, contribuindo para a prossecução dos objectivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, essenciais à transição para a sustentabilidade.
Dirigidos às crianças dos ensinos pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos, os conteúdos desenvolvidos abordam, diferenciadamente, temáticas relacionadas com o clima e as alterações climáticas, a eficiência energética, a mobilidade sustentável, o consumo, a economia circular, o oceano e o património natural. São tratados três temas distintos, cada um numa maleta: ‘Desperdício Zero’; ‘Pegada de Carbono’ e ‘Arrábida Serra e Mar’.
Os materiais didácticos estão alinhados com os currículos dos vários graus de ensino e foram preparados para utilização em ambiente de sala de aula, no exterior e em casa, sendo possível aceder à sua versão virtual, através do Site do projecto, em www.maletas.ena.com.pt.
O projecto ‘Maletas da Sustentabilidade’, promovido pela ENA, no âmbito do programa ‘Apoiar uma Nova Cultura Ambiental’ é financiado pelo Fundo Ambiental, e tem como objectivo a promoção de valores e mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente.
Fernanda Pésinho, presidente do conselho de administração da ENA diz que “este projecto permitirá à ENA reforçar o seu trabalho de sensibilização, formação, divulgação de boas práticas e de conhecimento, com vista à alteração de comportamentos na utilização dos recursos do território, em benefício da comunidade onde se insere”.
A ENA foi criada em 2006, pelos municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, em conjunto com a Associação de Produtores Florestais (AFLOPS), Fórum para a Indústria Automóvel de Palmela (FIAPAL), Cooperação e Desenvolvimento Regional (CDR), Pluricoop e Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), no âmbito do Programa Energia Inteligente Europa.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -