26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontepio com 10 M€ de passivo requereu PER para evitar falência

Montepio com 10 M€ de passivo requereu PER para evitar falência

A instituição como o Montijo a conhece pode ter os dias contados. Parte clínica deverá passar para mãos de privados e postos de trabalho estão em risco

- PUB -

A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, no Montijo, apresenta cerca de 10 milhões de euros de passivo e requereu, ainda em 2017, um plano especial de revitalização (PER) no tribunal do Barreiro para “evitar a falência”, revelou o vereador do PSD/CDS, João Afonso.

O autarca lembrou as pessoas com ligações ao PS que lideraram nos últimos anos os destinos da instituição, conhecida também como Montepio, para questionar o presidente da Câmara Municipal, Nuno Canta, no decorrer da reunião do executivo realizada na última quarta-feira nos Paços do Concelho. De acordo com o social-democrata, eleito em coligação com o CDS, “os actuais corpos sociais requereram em 2017 um PER no tribunal do Barreiro para que [a instituição] não fosse à falência”. João Afonso adiantou que o Montepio apresenta cerca de “10 milhões de euros de passivo”, quando “factura” apenas sete milhões e que existe “risco de despedimentos na instituição que emprega 260 funcionários”.

O social-democrata lembrou ainda que a instituição prepara-se para “alienar a parte clínica a um privado da área da saúde”, conforme consta na divulgação da convocatória da assembleia geral.

- PUB -

“Como é possível que a Câmara Municipal não soubesse de nada em 2015, quando a instituição foi durante anos gerida por camaradas do Partido Socialista?”, questionou, lembrando que a instituição “recebeu milhões durante anos”. João Afonso recordou afirmações positivas de Nuno Canta sobre a instituição de 2015, para voltar a questionar o edil socialista.“Como foi possível que o PS viesse dizer, através do presidente, o que disse? Como é possível que o PS esteja caladinho, quando a instituição se prepara para entregar a parte da saúde a privados?”, perguntou, acrescentando: Não percebo como não sobem ao mais alto mastro da ponte e cometem um suicídio colectivo. Este é o exemplo acabado do clientelismo e amiguismo.”

O que é que o senhor tem a ver com isso?”

“O senhor é sócio do Montepio?”, retorquiu o presidente da Câmara ao social-democrata, que ripostou também com nova questão: “O que é que o senhor tem a ver com isso?”

- PUB -

Nuno Canta justificou de seguida: “É que eu não sou sócio. Se o senhor é sócio, devolvo-lhe todas as questões. Não sou eu que tenho qualquer ligação ao Montepio. Quem gere o Montepio são os sócios, que votam e elegem os órgãos sociais.”

O PS, reforçou Nuno Canta, “nunca determinou quem gere o Montepio”. “O senhor vereador montou aqui uma situação com pés de barro, que mostra mais uma vez a sua irresponsabilidade. O presidente da Câmara e o PS nada têm a ver com a União Mutualista. Se quiséssemos ir por aí, o PSD até tem mais elementos da sua equipa nos órgãos sociais”, atirou, admitindo que “a entrada do Montepio num PER preocupa muito a autarquia”.

Quanto à alienação da parte clínica da instituição a privados, Nuno Canta disparou: “É uma questão que também compete aos sócios . Mas é curioso que traga aqui essa preocupação quando prometeu um hospital privado em campanha eleitoral.”

“O que eu defendi foi um hospital construído pela Câmara e gerido por uma IPSS, não um hospital privado”, defendeu João Afonso.

Carlos Jorge de Almeida, vereador eleito pela CDU, também interveio e admitiu que as questões sobre o Montepio não competem ser respondidas pela autarquia. “A César o que é de César. São situações complicadas que devem ser discutidas nos sítios concretos”, considerou o comunista, lembrando que o vereador social-democrata já havia anteriormente questionado a Câmara “sobre salários em atraso na Escola Profissional do Montijo e até sobre o Clube Olímpico”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -