26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasSeat produz em Palmela cerca de 7,2% dos veículos que vende no...

Seat produz em Palmela cerca de 7,2% dos veículos que vende no mundo

Fábrica da Autoeuropa produz 33 mil carrinhas Alhambra por ano. Marca que continuar mas depende da Volkswagen

A Seat produziu em 2017 na Autoeuropa, em Palmela, 33.638 viaturas do modelo “Alhambra”, vendido em todo o mundo, e que corresponde a cerca de 7,2% do número total de carros que a marca espanhola vendeu.

- PUB -

“É um modelo em que fazemos muito dinheiro”, sublinhou o presidente da Seat, Luca de Meo, durante a conferência de imprensa, em Madrid, onde anunciou que a empresa lucrou 281 milhões de euros em 2017, um aumento de 21,3% face a 2016.

Luca de Meo manifestou-se “muito satisfeito” com a produção na fábrica da Autoeuropa e assegurou que “não há planos para descontinuar” o modelo de gama alta “Alhambra”.

O presidente da construtora de automóveis reconheceu que uma decisão deste tipo também depende da opinião da Volkswagen, que lidera o grupo a que a Seat pertence e é a dona da Autoeuropa.

- PUB -

O “Alhambra” é um monovolume que foi posto à venda em 1996, tendo sido fabricados no ano passado 33.638 unidades desse modelo, com apenas 275 a serem vendidos em Portugal.

“Em poucos anos, convertemos a Seat numa marca relevante para uma ampla maioria dos clientes europeus”, sublinhou Luca de Meo durante a conferência de imprensa.

O lucro, depois de impostos, de 281 milhões de euros, significa um aumento de 21,3% face a 2016, sem contar com o efeito extraordinário da venda da filial VW Finance à Volkswagen AG.

- PUB -

A empresa teve um volume de negócios de 9.552 milhões de euros em 2017, mais 11,1% em relação ao exercício anterior e um crescimento de quase 50% na faturação desde 2013.

A aceleração das vendas levou à entrega de um total de 468.400 veículos no ano passado, o número mais elevado desde 2001.

Luca de Meo sublinhou que chegou o momento da marca olhar para o futuro e anunciou o lançamento de “um automóvel novo a cada seis meses até ao ano 2020” e revelou que “2020 será o ano da eletrificação na Seat com o lançamento de uma versão híbrida Plug-in do Leon”.

Segundo a empresa, o primeiro veículo elétrico da Seat chegará ao mercado com um “preço competitivo”, contará com uma autonomia de 500 quilómetros e terá os sistemas de “conectividade e de ‘infotainment’ [informação e entretenimento] mais avançados do mercado”.

A marca vendeu 8.200 automóveis de todos os modelos em 2017 em Portugal, país onde tem uma rede de 28 concessionários e 50 pontos de venda.

A Seat é uma das empresas do Grupo Volkswagen em Portugal, a par da Autoeuropa, Autovision, VW Financial Services e MAN.

Lusa

Foto: VW Autoeuropa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -