26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaAUTOEUROPA: Pagamento de trabalho aos domingos vai estar em discussão

AUTOEUROPA: Pagamento de trabalho aos domingos vai estar em discussão

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa convocou reuniões plenárias para o próximo dia 5 de Junho com o objectivo de discutir a proposta da empresa de pagamento do trabalho aos domingos como trabalho normal acrescido de uma folga adicional.

- PUB -

Em causa está a remuneração do trabalho aos domingos a partir de Agosto, quando entrar em vigor o novo horário de laboração contínua, com um total de 19 turnos por semana – três turnos diários de segunda a sexta-feira e dois turnos ao sábado e ao domingo. Cada trabalhador irá cumprir cinco dias de trabalho por semana, sendo que o trabalho aos sábados será pago com um acréscimo de 100%.

Segundo revelou à agência Lusa o novo coordenador da Comissão de Trabalhadores, Fausto Dionísio, que substituiu o demissionário Fernando Gonçalves, “a empresa, com a implementação do novo horário de laboração contínua a partir de Agosto, pretende manter o pagamento do trabalho ao sábado com um acréscimo de 100%, mas propõe-se pagar os domingos como trabalho normal, oferecendo uma folga adicional por mês como compensação”.

O responsável admitiu que a Comissão de Trabalhadores deverá apresentar algumas propostas para tentar ultrapassar o diferendo com a administração, as quais se escusou a revelar, assegurando, porém, que aquele órgão representativo dos trabalhadores não irá apresentar qualquer proposta de greve, ao contrário do apelo já feito pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Ambiente do Sul (SITESUL).

- PUB -

“Entendemos que a administração tem condições para dar uma compensação maior do que aquela que se propõe pagar. E, como há um pré-aviso de greve emitido para dia 9 de Junho, devido à manifestação da CGTP, num comunicado que distribuímos na segunda-feira na Autoeuropa, apelamos aos trabalhadores para manifestarem o seu descontentamento aderindo a esse pré-aviso de greve”, disse à agência Lusa Eduardo Florindo, coordenador do SITESUL.

A partir de Agosto, a fábrica de Palmela prevê produzir 750 veículos por dia, de segunda a sexta-feira, e cerca de 500, aos sábados e domingos.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -