26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasUtentes criticam atraso das obras no IC1 entre Alcácer do Sal e...

Utentes criticam atraso das obras no IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola

Obras de reparação da estrada foram adjudicadas em Janeiro. Comissão de utentes deu conferência de imprensa para mostrar que “não há nada no terreno”

 

- PUB -

A Comissão de Utentes do Itinerário Complementar (IC) 1 entre Alcácer do Sal e Grândola, no distrito de Setúbal, criticou esta segunda-feira (04) o atraso na requalificação da estrada, cujas obras, adjudicadas em Janeiro, “ainda não arrancaram”.

As obras foram anunciadas pelo Governo, no ano passado, e adjudicadas pela Infraestruturas de Portugal (IP), em Janeiro deste ano, mas ainda não arrancaram. Até à data, o que vimos é uma ‘mão cheia’ de nada”, disse hoje à agência Lusa Manuel Rocha, da comissão de utentes.

A Comissão de Utentes do IC1 promoveu uma conferência de imprensa na zona de Alcácer do Sal, num local junto da estrada, para denunciar o atraso no arranque da empreitada entre este concelho e Grândola Norte.

- PUB -

Depois de o ministro do Planeamento e das Infraestruturas [Pedro Marques] ter anunciado obras para o IC1 e de a IP ter adjudicado a requalificação, quisemos assinalar que estamos hoje como sempre estivemos”, ou seja, “não há nada no terreno”, frisou à Lusa o porta-voz da comissão.

Segundo Manuel Rocha, foram feitas “apenas algumas reparações pontuais” no seguimento do anúncio pelo Governo de que o IC1 iria ser alvo de requalificação, a qual estava prevista “iniciar-se no 1.º trimestre deste ano”.

Foram feitas pequenas reabilitações do pavimento, no traçado que liga Alcácer do Sal e Grândola, ainda no ano passado, para minimizar impactos e a insegurança na circulação dos automobilistas”, mas essa intervenção consistiu “apenas em remendos”, criticou.

- PUB -

O que é necessário para o IC1, visto tratar-se de “uma estrada com “muita circulação de automóveis e, sobretudo, de pesados”, defendeu a comissão de utentes, é o avanço “da requalificação de fundo que está projetada e adjudicada”.

A Comissão de Utentes do IC1 de Alcácer do Sal e Grândola pretende saber se “o incumprimento relativo ao atraso no início das obras é do Governo ou do empreiteiro” a quem foi adjudicada a empreitada e vai solicitar audiências com a IP e o executivo.

Vamos pedir audiências com o ministro, que nunca nos recebeu, e com a IP porque queremos saber qual o ponto de situação do início das obras”, disse Manuel Rocha, insistindo também numa exigência antiga da comissão de utentes de que a requalificação do IC1, além do troço Alcácer do Sal/Grândola Norte, deve ser alargada a todo o traçado entre Marateca e Grândola Sul.

As “grandes obras” de requalificação desta estrada entre Alcácer do Sal e Grândola, foram anunciadas pelo ministro Pedro Marques, em abril de 2017, orçadas, na altura, em 6,4 milhões de euros.

Em Janeiro, a IP anunciou a adjudicação da empreitada, num total de 15,7 quilómetros, mas contemplando já um investimento mais reduzido, de 4,6 milhões de euros, com um prazo de execução de nove meses.

A obra de requalificação do troço do IC1 tem vindo a ser reivindicada pela comissão de utentes e pelos municípios de Alcácer do Sal e de Grândola nos últimos anos, com vários protestos, marchas lentas e encontros com grupos parlamentares e governantes.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -