24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioÚltimasFeira de Sant'Iago apresenta The Gift, Richie Campbell e Matias Damásio

Feira de Sant’Iago apresenta The Gift, Richie Campbell e Matias Damásio

Edição deste ano é dedicada aos vinhos de Setúbal. Certame terá uma diversão com um slide de 140 metros, uma roda-gigante com vista para a cidade e um serviço de aluguer de transportes eléctricos individuais para deslocações no recinto, além de permitir este ano a entrada de animais de companhia

- PUB -

Os vinhos de Setúbal servem este ano de mote à Feira de Sant’Iago, que irá realizar-se entre 21 de Julho e 5 de Agosto, nas Manteigadas. Nomes como The Gift, Richie Campbell e Matias Damásio são destaques do cartaz artístico desta edição, que engloba ainda Bonga, Ricardo Ribeiro, Mão Morta, Marta Ren, T4X1 (ex-Taxi), Gisela João, D.A.M.A., Fernando Daniel, Emanuel e Fonzie.

A programação da edição foi apresentada na passada quinta-feira, no Forte de S. Filipe, durante uma “wine sunset party”, com Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, a destacar a importância do evento.

“A nossa feira é a soma de muitas coisas”, disse a autarca, ao mesmo tempo que considerou que a Feira de Sant’Iago é “uma das maiores festas populares a sul do país”, contabilizando “mais de 400 mil visitantes por edição”.

- PUB -

O certame, adiantou, “consegue sempre surpreender pela renovação e inovação que apresenta a quem a visita”. A edição deste ano, por exemplo, vai permitir a entrada de animais de companhia, mediante as regulamentações impostas por lei, terá uma diversão com um slide de 140 metros, uma roda-gigante com vista para a cidade e um serviço de aluguer de transportes eléctricos individuais para deslocações no recinto.

Planeamento é a palavra-chave da autarquia para um evento de elevada importância e dimensão, fez notar Dores Meira. “Foi constituída uma equipa afecta à organização da Feira ao longo do ano, entendendo-a como prioritária no calendário de eventos do concelho. Também por isso, este evento está inscrito, a partir de agora, no Plano de Actividades do Gabinete de Turismo, sendo entendido como um produto turístico a oferecer aos que nos visitam.”

O número médio de visitantes a cada ano, bem como a procura da parte de feirantes e expositores, diz bem da atractividade do certame. Com cerca de 40 sectores de actividade diferentes presentes no evento, a autarca revelou que “neste momento regista-se uma taxa de ocupação de cerca de cem por cento dos lugares disponibilizados no concurso, tendo, entretanto, e em face da procura, sido criados mais lugares para comercialização de vários tipos de artigos”.

- PUB -

Esta edição da Feira de Sant’Iago vai dedicar especial atenção ao público infantil, com mais diversões e actividades, como um circuito de arborismo e uma quinta pedagógica.

Espaços e serviços

Ana José Carvalho, em representação da comissão de organização da Feira de Sant’Iago, destacou a “programação diversificada e para todos os públicos e idades” do certame. A inauguração oficial está agendada para o próximo dia 21, às 20h30, no Pavilhão Vinhos de Setúbal – uma criação da Câmara Municipal em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e com produtores de vinhos da península.

“Em termos de espectáculos, o Palco Setúbal recebe as actuações de artistas de renome nacional e internacional, numa zona do recinto apetrechada com o apoio de bares e tasquinhas gastronómicas. Para a Praça Mundo estão reservadas tasquinhas gastronómicas, dinamizadas pelo movimento associativo de Setúbal, e o Palco Mundo, onde se realizam espectáculos que reflectem a riqueza multicultural do concelho”, salienta a autarquia.

“A Praça dos Bares é um espaço de gastronomia, por excelência, mas que também inclui animação musical. O Palco dos Sentidos recebe as animações correspondentes ao Espaço dos Sentidos, destinado à exposição de actividades dinamizadas pelos serviços de cultura, juventude, desporto, inclusão social, bibliotecas e museus da Câmara Municipal. No Palco Baco, paredes-meias com o Pavilhão Vinhos de Setúbal, realizam-se vários espectáculos de fado, mas também de cante alentejano”, adianta a edilidade.

Uma exposição, apontamentos musicais, oficinas de artesanato, experiências interactivas, provas de vinho e degustações podem ser encontradas no Pavilhão Vinhos de Setúbal. Haverá também uma vasta área reservada para as representações institucionais, onde são divulgados serviços da Câmara Municipal, bem como de empresas e instituições. Isto, além do espaço Freguesias de Setúbal, preenchido pelas cinco juntas de freguesia do concelho, partilhado por instituições ligadas ao sector da saúde e solidariedade.

“Um circuito de arborismo, com obstáculos de cordas, uma zona de jogos tradicionais, a Quinta Pedagógica Herdade da Gâmbia – O Lugar do Pernilongos, que divulga actividades típicas do campo, um espaço de adopção de animais de companhia, um picadeiro e a pista de BMX são outros dos muitos atractivos presentes na Feira de Sant’Iago 2018”, realça ainda o município.

O recinto, de entrada livre, está aberto ao público de segunda a quinta-feira das 18h00 à 01h00, na sexta-feira até às 02h00, ao sábado das 16h00 às 02h00, encerrando à 01h00 ao domingo.

Homenagem póstuma a Zé dos Gatos

A autarquia lembra os mais de 400 anos de história que o certame já conta para vincar que a tradição será igualmente enaltecida. Nesse âmbito, Setúbal prestará homenagem a uma figura local já falecida, o Zé dos Gatos, “homem acarinhado pelos setubalenses e que o designer Zé Nova materializou em mascote desta edição, presente na zona da entrada principal do recinto e com a qual os visitantes vão poder tirar várias ‘zélfies’”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -