26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimas“Somos uma terra de integração e multiculturalidade”

“Somos uma terra de integração e multiculturalidade”

Pedro Calado, Alto-Comissário para as Migrações marca presença no Festival “Um Só Mundo pela Tolerância”, com que a Moita assume o estatuto de concelho multicultural

 

- PUB -

No âmbito do PMIM – Plano Municipal para a Integração dos Migrantes, vários locais do concelho da Moita vão acolher, de 14 a 17 de Novembro, o Festival “Um só Mundo pela Tolerância”.

Sobre este festival, a vereadora Vivina Nunes comenta, “assinala o Dia Internacional da Tolerância, a 16 de Novembro e surge na sequência do trabalho que tem sido realizado no âmbito dos movimentos migratórios que tiveram como destino o nosso concelho e ocorrem desde a década de 1950 até à actualidade”.

O município acompanhou esses movimentos migratórios, “primeiro de comunidades vindas de diferentes pontos do país, desde o Alentejo, Norte e Beiras”. E depois, “a partir de 1970, as comunidades vindas dos países de língua oficial portuguesa”, explica a vereadora.

- PUB -

Um contexto que nos caracteriza como “uma terra de acolhimento, integração e multiculturalidade. Sendo a multiculturalidade para nós um ponto forte, não um ponto fraco”.

A partir destas caraterísticas multiculturais foi desenvolvido um plano municipal para migração onde o concelho da Moita é promovido como “uma ponte de partida”.

Um plano construído entre a autarquia e a Associação Cultural dos Imigrantes Moldavos – MIORITA; Associação de Solidariedade Cabo-Verdiana dos Amigos da Margem Sul do Tejo – ACVA; Centro Social O Bom Samaritano; CLDS 3G Moita “Moita Intervir para Incluir”; Fundação Santa Rafaela Maria e Protocolo RSI – RUMO. “Parceiros directos que contribuem para formar este plano de defesa da multiculturalidade”, explica Vivina Nunes. Dentro deste plano surge o Festival “Um só Mundo pela Tolerância”.

- PUB -

Vivina Nunes salienta que, a partir deste projecto “quebramos barreiras, porque somos todos um só, num só mundo e precisamos olhar para dentro, para acolher e integrar quem vem de fora e partilha conhecimento e cultura connosco”.

 

‘Caixa da Diversidade’ e pedagogia nas escolas

 

Vivina Nunes destaca a sessão de abertura do festival, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, Baixa da Banheira, “com um momento de esclarecimento sobre a descriminação racional pela Comissão para a Igualdade e Descriminação Racial (CICDR)” e a presença do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado.

Destaque também para um conjunto de sessões apresentadas nas escolas do concelho sobre competências para a cidadania e a apresentação de uma curta-metragem, acompanhada de um debate sobre inclusão e diversidade cultural. “Ainda no âmbito da diversidade cultural vamos explorar o projecto ‘Caixa da Diversidade’, que incide sobre a produção de conteúdos didácticos com informação sobre a cultura de diferentes nacionalidades, desde a guineense, à cabo-verdiana ou moldava”.

No dia 17, o festival encerra com a apresentação do projecto ‘Mu(n)Danças’. “Uma tarde cultural com abordagens culturais a manifestações etnográficas de Cabo-Verde até à Moldávia”, percorrendo o mundo que o município da Moita encerra.

A instalação artística ‘Mosaico Cultural’ será elaborada durante o festival em parceria com CLDS e o Fórum da Juventude. Um mural que Vivina Nunes destaca como “representativo da génese do festival”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -