28 Fevereiro 2021, Domingo
- PUB -
Início Desporto Mendy carimba triunfo sadino na Madeira

Mendy carimba triunfo sadino na Madeira

Vitória soma quarto êxito nas últimas cinco jornadas e soma agora 17 pontos na I Liga

 

- PUB -

 

Um golo do guineense Mendy, aos 85 minutos, bastou ao Vitória FC para festejar no sábado a conquista dos três pontos no reduto do Marítimo, em partida da 11.ª jornada da I Liga de futebol. Com o triunfo alcançado na Madeira (o quarto nas últimas cinco jornadas), os sadinos navegam agora em águas ainda mais tranquilas na classificação, onde consolidaram a sua posição na primeira metade da tabela com 17 pontos.

No onze inicial, o treinador Lito Vidigal, que recebeu ordem de expulsão quando o cronómetro já estava em tempo de compensação, deixou o habitual titular da baliza (Joel Pereira) no banco de suplentes e lançou Cristiano. O médio Rúben Micael e o avançado Berto (voltou à competição depois de debelar lesão) também foram titulares nos lugares de Nuno Valente e Jhonder Cádiz, respectivamente.

- PUB -

No lado do Marítimo, mais do que as alterações no onze apresentado, a grande novidade foi a estreia de Petit no comando técnico, que substituiu na passada semana Cláudio Braga no cargo. O novo timoneiro dos insulares não conseguiu evitar a sexta derrota consecutiva do Marítimo em seis partidas, mau momento que contrasta com o fulgor que os sadinos evidenciam neste momento.

Motivados pela troca de treinador, os madeirenses entraram melhor e criaram o primeiro lance de perigo, aos nove minutos, quando Ricardo Valente não acertou na baliza defendida por Cristiano. O jogo voltou a ganhar interesse à passagem do minuto 35, com uma bola no poste dos setubalenses, com um cabeceamento de Ricardo Valente, que ainda tabelou em Vasco Fernandes.

Apenas dois minutos volvidos e novo susto, mas do outro lado, já que Amir não conseguiu agarrar a bola e deixou José Semedo marcar, valendo ao guarda-redes internacional iraniano que o médio vitoriano estava em fora de jogo e o lance foi invalidado. Antes do intervalo, Correa, aos 38 minutos, e Nuno Pinto, aos 44, tentaram inaugurar o marcador para as respectivas equipas, embora sem sucesso.

- PUB -

O começo do segundo tempo ficou marcado por duas oportunidades desperdiçadas por Mendy no espaço de dois minutos (52 e 53). Petit não estava satisfeito com o desempenho da sua equipa e esgotou as substituições (aos 74 minutos) antes de Lito Vidigal, no minuto seguinte fazer a primeira mudança nos sadinos, altura em que lançou Jhonder Cádiz para o lugar de Berto.

As alterações acabaram por não surtir efeito e foi o Vitória a chegar ao golo, na sequência de um canto, aos 85 minutos, em que, após uma primeira disputa, a bola sobrou para Mendy finalizar de cabeça junto ao segundo poste e apontar o terceiro golo da sua conta pessoal na I Liga, igualando desse modo Berto na lista dos melhores marcadores dos verdes e bramcos no campeonato.

No último minuto de descontos, chegou a derradeira esperança insular, mas o guarda-redes Cristiano, que na primeira parte tinha efectuado uma defesa soberba a evitar o golo adversário, segurou a bola, impedindo Rodrigo Pinho de poder desviar. Ainda antes de o árbitro Artur Soares Dias apitar para o final de jogo, o treinador do Vitória, Lito Vidigal, foi expulso. A contrariedade não impediu os jogadores de festejar no final, como já vem sendo hábito, junto dos adeptos que se deslocaram à Madeira para apoiar a equipa.

 

Treinador Lito Vidigal

«Estamos numa posição boa mas queremos sempre mais»

“Fomos a equipa mais segura e a que mais oportunidades criou. Não é fácil vir jogar contra o Marítimo, que tem excelentes jogadores, após a mudança de técnico, o que traz uma motivação e energia diferentes.

A minha equipa foi fortíssima em termos estratégicos e emocionalmente, por isso, foi uma vitória fantástica contra um adversário fortíssimo, que nos tem habituado nos últimos anos a lutar por outras posições na tabela.

Uma vitória dos meus jogadores, que continuam a querer ser melhores e há uma energia muito positiva. Queria dedicar este triunfo aos adeptos do Vitória que estiveram presentes no estádio e que se fizeram ouvir, mesmo sendo em minoria, o que trouxe força aos jogadores.

Estamos numa posição boa. É claro que não é suficiente porque nós queremos sempre mais, mas, dificilmente nos últimos anos, o Vitória estaria nesta posição e isso é mérito dos jogadores, que acreditam e querem ser melhores.

[Expulsão] Eu sinto que não fui expulso porque não fiz nada. Eu ando nesta vida a tentar ser melhor pessoa, reconhecendo os meus erros, o que é importante para crescermos. Eu não fiz, nem disse nada para que se tomasse uma decisão destas.”

 

Sub-23

Golo de Sávio abate águias no Vale da Rosa

O Vitória FC derrotou sábado de manhã o Benfica, por 1-0, em jogo da 15.ª jornada da Liga Revelação. De livre direto, Sávio, aos 86 minutos, foi o autor do golo que deu o triunfo da equipa treinada por Chiquinho Conde sobre o líder do campeonato.

O Benfica foi superior no primeiro tempo e dispôs de várias ocasiões para se adiantar no marcador, mas o guarda-redes Milton Raphael rubricou várias defesas de grande nível que mantiveram o nulo até ao intervalo.

Na segunda parte, o Vitória transfigurou-se e passou a estar por cima no jogo. Já depois de um tiro de Rodrigo à trave, aos 52 minutos, Sávio, num livre direto a castigar uma falta do guardião das águias à entrada da área e que levou à sua expulsão, fez o 1-0.

Nos cinco minutos de compensação dados pelo árbitro da partida, o Benfica ainda dispôs de uma grande penalidade que o guarda-redes Milton Raphael defendeu adivinhado o lado para onde Saponjic atirou o esférico.

Juniores empatam

Entretanto, a equipa de juniores do Vitória FC empatou sábado, 0-0, com o Belenenses, em jogo da 14.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, Zona Sul. A equipa orientada por Bruno Ribeiro soma agora 11 pontos e mantém-se no penúltimo lugar.

Ricardo Lopes
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Morto a tiro em festa na encosta da Bela Vista

Um homem com cerca de 30 anos morreu este domingo baleado com dois tiros numa festa ilegal que decorria na encosta da Bela Vista,...

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Dores Meira acusa PS de falsear realidade sobre estacionamento pago na cidade

Dores Meira não poupa criticas às razões que o PS tem alegado. E aponta-lhe os casos de Lisboa e Almada   O estacionamento pago na cidade...
- PUB -