29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaComprar, comer e pedalar no centro de Almada em época natalícia

Comprar, comer e pedalar no centro de Almada em época natalícia

A Praça S. João Baptista vai ser centro de animação em tempo de Natal. A organização diz que que as propostas e surpresas são muitas e a diversão é garantida

- PUB -

O Mercado de Natal Amigo da Terra, em Almada, com uma selecção de artigos de designers e artesãos de todo o país, abre no próximo dia 12, às 17h00 na Oficina da Cultura e Praça S. João Baptista. Com preocupações ecológicas e sociais, onde até a embalagem conta, “é espaço a visitar para adquirir um presente mais amigo do ambiente”, desafia a organização.

Bem no centro da cidade de Almada, até dia 16, é possível encontra propostas de 70 artesãos e marcas de todo o país. No exterior vão funcionar as tasquinhas com esplanadas onde se pode apreciar iguarias natalícias e também zonas destinadas a concertos e animações.

Entre os presentes originais pode encontrar-se vestuário feito com matérias naturais, brinquedos de madeira, acessórios de moda upcycle, plantas, cosmética natural, kits para fazer a sua horta ou ter a sua própria criação de cogumelos e casas-ninho. Em muitas das bancas haverá presentes a partir de 1 euro.

- PUB -

Durante os cinco dias do Mercado de Natal Amigo da Terra vão decorrer mais de 50 oficinas, todas gratuitas, onde se pode aprender a construir presentes, dando vida nova a materiais que iriam acabar no lixo. Também se pode aprender a fazer decorações de Natal mais ecológicas e fazer embrulhos com materiais naturais sem recurso a agrafos, fita-colas ou laçarotes, para baixar a pegada ecológica deste Natal.

Para aprender a fazer receitas saudáveis para o seu Natal e para o dia-a-dia, durante este período vai decorrer um Show cooking com várias aulas práticas de cozinha dinamizadas por especialistas reconhecidos na matéria. Não é necessária inscrição prévia. Basta aparecer.

O centro da cidade será ainda animado por bandas e DJ’s com as suas diferentes sonoridades. Também estão previstas inúmeras actuações dos grupos que participam no programa “Do Natal aos Reis em Coro”, que trazem as músicas tradicionais da quadra a este mercado tão especial. Estão ainda programadas peças de teatro e animação de rua para pequenos e graúdos.

- PUB -

Outro dos pontos de atracção deste mercado será a banca da associação Amor Rafeiro. Aqui vai ser possível adoptar um cão ou um gato, ou simplesmente adquiri propostas de presentes para os seus amigos de quatro patas.

No domingo o desafio proposto pela organização, a Câmara de Almada, aos visitantes, é vestir algum acessório natalício e participar no ciclopasseio solidário Dois Pedais, Mais Natais. Na mochila os participantes podem trazer bens alimentares não-perecíveis (como enlatados, bolachas, cereais, arroz, e outros alimentos embalados) para entregar à REFOOD de Almada, que os distribuirá por famílias carenciadas do concelho. O ponto de encontro é na Praça S. João Baptista, às 15h00.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -