28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaObras na Ponte 25 de Abril começam hoje com consignação dos trabalhos

Obras na Ponte 25 de Abril começam hoje com consignação dos trabalhos

Empreitada de 12,6 milhões vai ser executada pelo consórcio Somague e STAP. As obras, de dois anos, decorrem sobretudo à noite e fins-de-semana

As obras de reparação e conservação na Ponte 25 de Abril começam formalmente hoje com a consignação ao consórcio vencedor do concurso público da empreitada, adjudicada por 12,6 milhões de euros.

- PUB -

A obra tem conclusão prevista para o final do ano de 2020 e será executada pelo consórcio composto pelas empresas Somague, Sociedade de Montagens Metalomecânicas e STAP–Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas.

De acordo com as Infraestruturas de Portugal (IP), a consignação é “o início formal da obra”, que será assinalada numa cerimónia no edifício da Experiência Pilar 7, em Lisboa, pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

“As intervenções de manutenção a realizar na Ponte 25 de Abril serão executadas em períodos de menor fluxo de tráfego, nomeadamente em período nocturno e em dias não úteis, de modo a não interferir com a normal circulação rodoviária e ferroviária”, informou a IP no seu sítio da Internet.

- PUB -

A obra na ponte que liga as duas margens do Tejo entre Lisboa e Almada foi adjudicada em setembro e, na altura, a IP referiu que “as intervenções previstas incidem sobre elementos metálicos da ponte suspensa e em elementos de betão armado pré-esforçado do viaduto de acesso norte”.

Trata-se de “trabalhos de construção metálica, soldadura, reposição localizada da protecção anti-corrosiva, substituição de elementos não estruturais, limpeza, tratamento e pintura pontual de superfícies de betão”, especificou então a IP.

Em Março, a revista Visão noticiou que o Governo tinha recebido um mês antes um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil que alertava para a necessidade de “medidas urgentes” de reparação, depois de “terem sido detectadas ‘fissuras’ numa zona estrutural da travessia”.

- PUB -

Na altura, o presidente executivo da IP, António Laranjo, disse que a obra de reparação da Ponte 25 de Abril não era urgente, que se houvesse perigo a infraestrutura “estaria fechada” e indicou que ia ser lançado um concurso de reabilitação.

Na nota de imprensa enviada a propósito da consignação da obra, a IP refere que os trabalhos de manutenção “foram identificados no âmbito das actividades regulares de inspecção e de monitorização do comportamento estrutural da Ponte 25 de Abril”.

Inicialmente, a IP tinha estimado que os trabalhos seriam orçados em 18 milhões de euros, mas o consórcio vencedor – entre seis – apresentou uma proposta inferior, no total de 12,6 milhões de euros.

Servindo actualmente cerca de 300 mil utentes todos os dias, por rodovia e ferrovia, a Ponte 25 de Abril foi inaugurada a 6 de Agosto de 1966, sendo, na altura, a maior estrutura metálica suspensa da Europa e a quinta maior a nível mundial.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -