27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal lamenta não do Barreiro à ponte pedonal entre os dois concelhos

Seixal lamenta não do Barreiro à ponte pedonal entre os dois concelhos

O presidente da Câmara do Barreiro fez contas e decidiu trocar a verba prevista para a construção de uma ponte pedonal até ao Seixal por uma rede ciclável dentro do concelho. O edil do Seixal não gostou nada da decisão

- PUB -

A Câmara do Barreiro decidiu não avançar com a construção da ponte pedonal até ao Seixal, e canalizar a verba que tinha à sua responsabilidade para esta travessia para criar uma rede ciclável no concelho.

Com esta resolução, o presidente socialista Frederico Rosa, da Câmara do Barreiro, quebrou o acordo assinado em Março de 2017 entre os presidentes comunistas das câmaras do Barreiro e Seixal, e captou o descontentamento do presidente seixalense, Joaquim Santos, que ontem lamentou que o município do Barreiro tenha inviabilizado a construção da ponte pedonal, para construir uma rede ciclável.

“É de lamentar que esta tenha sido a decisão do Barreiro, que vai assim inviabilizar que as duas populações possam voltar a estar próximas. Trata-se de um projecto que contava com o financiamento de dois milhões de euros de fundos comunitários, pelo que é realmente uma pena que se venha a perder esta oportunidade”, disse, em comunicado, o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos.

- PUB -

Segundo o autarca, o Seixal “sempre esteve disponível” para avançar com o projecto, mesmo que o valor do investimento seja “superior ao inicialmente previsto”.

De acordo com a nota de imprensa, a ponte pedonal e ciclável tem um investimento total na ordem dos seis milhões de euros, devido à imposição da administração do Porto de Lisboa, que exigiu que a parte móvel da infraestrutura tenha mais 20 metros – levando a um aumento de cerca de mais um milhão de euros a cada autarquia.

Devido a esta situação, a Câmara do Barreiro anunciou, na terça-feira, que iria adiar o projecto de construção da ponte pedonal e aproveitar os fundos para a criação de uma rede ciclável que ajude a melhorar a mobilidade do concelho.

- PUB -

“Gostava muito e quero muito ver esta ligação entre Barreiro e Seixal, mas o querer fazer não pode implicar o querer fazer a qualquer preço. A opção que tomámos é a que tem a ver com o dinheiro investido, não pondo em causa outros investimentos que se possam fazer também e que o concelho precisa”, defendeu o presidente do município do Barreiro, Frederico Rosa.

Em Março de 2017 as duas autarquias assinaram um protocolo para a concretização de uma ponte que ligaria os concelhos, no entanto, em Junho do mesmo ano, a administração do Porto de Lisboa inviabilizou o projecto.

O Plano de Acção e Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) tinha atribuído um orçamento de cerca de 2,1 milhões de euros para a concretização deste projecto e, para Frederico Rosa, é importante “não deixar cair os fundos, recolocá-los e resolver o problema das pessoas de forma estrutural”.

A Câmara do Seixal discordou desta medida e afirmou estar “totalmente disponível para resolver e ultrapassar qualquer constrangimento”.

“Esta infraestrutura facilitaria a mobilidade dos munícipes, tendo em conta que os dois concelhos estão a cerca de 800 metros de distância em linha recta. Contudo, sem esta ponte, essa distância aumenta para 13 quilómetros”, explicou.

O Barreiro aprovou em reunião de câmara, na segunda-feira, a utilização dos fundos do PAMUS para a construção de uma rede ciclável, com cinco votos a favor do PS e PSD e quatro votos contra da CDU.

O presidente do município do Barreiro referiu, no entanto, que não desistiu do projecto da ponte. “O não avançarmos agora não pode significar o deixarmos de perseguir a sua feitura”, apontou.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -