19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFaleceu António Fonseca Ferreira, antigo vereador do PS em Palmela

Faleceu António Fonseca Ferreira, antigo vereador do PS em Palmela

Faleceu, vítima de doença prolongada, o antigo dirigente socialista e presidente da Comissão de Coordenação de Lisboa e Vale do Tejo António Fonseca Ferreira, que em 2009 candidatou-se à presidência da Câmara Municipal de Palmela, onde exerceu as funções de vereador até 2012.

- PUB -

O velório decorrerá hoje, a partir das 17h30, na Igreja Santa Joana Princesa, junto à Avenida dos Estados Unidos da América, em Lisboa. Amanhã, pelas 9h15, haverá missa e a cremação será no cemitério dos Olivais.

António Fonseca Ferreira esteve à frente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) durante 10 anos, entre 1999 e 2009, tendo depois presidido à empresa Arco Ribeirinho Sul.

Durante o período em que José Sócrates assumiu as funções de secretário-geral do PS, Fonseca Ferreira liderou uma minoria interna de oposição, a corrente de opinião “Esquerda socialista”, e candidatou-se à liderança do seu partido antes do congresso de Abril de 2011, que se realizou em Matosinhos.

- PUB -

No PS, foi membro das comissões Nacional e Política, tendo-se batido no plano interno partidário, sobretudo, pelo “reforço das condições de transparência dos actos eleitorais” e, do ponto de vista ideológico, posicionou-se sempre na chamada ala esquerda do partido.

Em nota de pesar publicada na plataforma online dos socialistas, o partido já veio lamentar a perda, lembrando o percurso de Fonseca Ferreira.

“Resistente antifascista (tendo integrado a CDE), já depois do 25 de Abril foi fundador do Grupo de Intervenção Socialista (1976), do Centro de Estudos Socialistas (1978) e do Movimento para o Aprofundamento da Democracia (1983), Fonseca Ferreira viria a aderir ao PS em 1987, tendo-se destacado ao longo dos anos por um assinalável activismo político no seio do partido, tendo ainda desempenhado funções autárquicas, em representação do PS, na Assembleia Municipal de Trancoso (de onde era natural) e de vereador na Câmara Municipal de Palmela (2009-2012)”, pode ler-se no comunicado da estrutura nacional socialista, que destaca ainda Fonseca Ferreira como “especialista nas áreas da Habitação e do Planeamento Estratégico e Urbanística, com vasta obra publicada”.

- PUB -

Com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -