4 Março 2021, Quinta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Horário da Sé levanta críticas entre comerciantes e moradores

Horário da Sé levanta críticas entre comerciantes e moradores

A Sé de Setúbal é um dos motivos de atracção turística da cidade mas só está aberta duas horas por dia. A Diocese gostaria de outro horário mas está maniatada pela falta de meios e voluntários

 

- PUB -

A Igreja Paroquial de Santa Maria da Graça, ou Sé de Setúbal, está inscrita como Património Cultural e surge no roteiro turístico da cidade de Setúbal, mas as portas só abrem duas horas por dia, entre as 17h00 e as 19h00, de terça a sábado.

Encerra à segunda-feira e ao domingo apenas está aberta aos crentes e visitantes durante a manhã. Um horário que não agrada aos comerciantes locais que falam dos muitos turistas que procuram este edifício construído na segunda metade do século XVI, no Largo de Santa Maria, e dão com as portas fechadas.

“Se a igreja estivesse mais tempo aberta mais turistas teríamos, o que seria favorável para o comércio em toda a baixa da cidade”, diz um dos comerciantes. E mesmo os moradores gostariam que este lugar de culto estivesse mais tempo aberto.

- PUB -

“São muitas as vezes que turistas me perguntam a que horas a igreja abre, e não sei responder”, diz uma moradora que salienta serem inúmeros os visitantes da baixa que pretendem entrar na Sé de Setúbal e dão com as portas encerradas. E mesmo de Inverno “há sempre turistas”, acrescenta. E menos esclarecidos ficam quando não existe qualquer indicação na fronte da igreja com o horário de funcionamento.

 

Diocese diz que a Sé abre a grupos de turistas

- PUB -

 

A Sé de Setúbal integra a Paróquia de Santa Maria da Graça e São Julião, que inclui diversos locais de culto. Para além da própria Igreja de Santa Maria da Graça, existe a Igreja de São Julião, a Capela do Bonfim, a Capela de Santo António e a Capela do Socorro.

“A maioria destes lugares de culto constituem o património cultural e artístico que muito gostaríamos de mostrar a quem nos visita”. No entanto, este carece de segurança e a abertura das igrejas implica meios humanos e materiais que garantam, entre outros fins, essa segurança”, refere fonte da Diocese de Setúbal a O SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO.

Refere ainda que sendo esses meios “escassos, o horário de abertura destes locais de culto é determinado pelas necessidades e possibilidades da Paróquia, com recurso a voluntários que oferecem o seu tempo para este serviço de acolhimento”.

Contudo, apesar da limitação de meios, a Diocese de Setúbal garante estar sempre pronta a responder a solicitação de visitas. E, se no Inverno o horário é mais limitado, já no Verão este período “é alargado mediante o número e a disponibilidade dos voluntários”. A isto acrescenta que que “muitos grupos de turistas têm visitado a Sé de Setúbal fora do horário de abertura, uma vez que contactam previamente a Paróquia para agendar”.

Outro das críticas apontadas à Sé de Setúbal é o seu estado de conservação, mas afirma a Paróquia que foi feito “o investimento possível, nos diferentes locais de culto, considerando a disponibilidade financeira e a regularidade necessária à preservação de um património que é de todos”. Além disso, “nos últimos anos, o património no interior da Sé de Setúbal tem sido profundamente valorizado”.

Fonte da Diocese lembra ainda que o exterior da Sé foi pintado há uns três anos, e não perde a oportunidade para referir que o que “desfeia o local são os contentores de lixo que estão ao lado esquerdo da Sé de Setúbal, e que são da responsabilidade dos serviços públicos”.

 

Procissão mexe com o trânsito em S. Sebastião

No próximo domingo realiza-se a procissão em Honra de São Sebastião, em Setúbal, entre as 10h00 e as 12h00, o que vai implicar interrupções momentâneas na circulação automóvel em vários arruamentos.

Avança a autarquia que a passagem desta celebração religiosa vai interferir com as ruas D. José Guimarães e Torres, Rodrigo Ferreira da Costa, D. Pedro Fernandes Sardinha, Estêvão Liz Velho, Camilo Castelo Branco, Francisco José da Mota e Edmond Bartissol, a Avenida Jaime Cortesão e o Largo de São Domingos.

Foto: Alex Gaspar

- PUB -

Mais populares

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...

Incêndio destrói cozinha de habitação na Avenida Bento Gonçalves

Um incêndio deflagrou hoje numa habitação situada na Avenida Bento Gonçalves, em Setúbal, tendo provocado a destruição completa da respectiva cozinha, uma vez que...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...
- PUB -