19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete distingue 32 nas comemorações da restauração do concelho

Alcochete distingue 32 nas comemorações da restauração do concelho

A Câmara Municipal de Alcochete vai distinguir 32 individualidades durante a sessão solene do 121.º Aniversário da restauração do concelho. A cerimónia tem lugar no próximo domingo, 20, a partir das 15h30, no Fórum Cultural de Alcochete.

Duas dezenas de salineiros, 18 dos quais a título póstumo – Agostinho Lóia e João Samouqueiro serão assim os únicos a serem distinguidos pessoalmente –, vão ser homenageados com a Medalha da Restauração, revelou a autarquia, adiantando que com o mesmo galardão serão igualmente distinguidos, a título póstumo, um artista e dois dirigentes desportivos, bem como Manuel Ferreira Teixeira ligado ao movimento associativo do Samouco e anos a fio à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

- PUB -

O município irá atribuir ainda seis Medalhas de Mérito Desportivo e oito Medalhas de Bons Serviços a trabalhadores com 30 anos de desempenho de funções na autarquia.

Alcochete está a celebrar desde a passada terça-feira a data (15 de Janeiro de 1898) em que recuperou a autonomia administrativa, depois de ter vivido três anos sob a dependência política e administrativa do município vizinho Montijo.

“Recordar e celebrar o 15 de Janeiro de 1898 é manter viva a identidade e história recente de Alcochete, é invocar e transmitir às gerações mais novas a perseverança e inconformismo de alcochetanos que lutaram pela autonomia do nosso município, homens como António Luís Pereira Coutinho, João Pacheco Pereira Coutinho, José Luís da Cruz, Augusto Monteiro Forte, António Luís Nunes Júnior e João Baptista Lopes”, realça a autarquia.

- PUB -

Ainda no âmbito das comemorações da restauração do concelho, está também agendada a apresentação da nova identidade corporativa do município, que terá lugar pelas 17h00 no próximo 24 nos Paços do Concelho.

 

Programa

- PUB -

 

Dia 20

15h30 – Sessão Solene do 121.º Aniversário da Restauração do Concelho

Fórum Cultural de Alcochete

(o município disponibiliza transporte para o Fórum Cultural de Alcochete pelas 15h00 na Rua Carlos Manuel Rodrigues Francisco, junto à Fundação João Gonçalves Júnior).

 

Dia 24

17h00 – Apresentação da nova Identidade Corporativa do Município de Alcochete

Salão Nobre dos Paços do Concelho

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -