26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMergulhadores da Marinha desactivam engenho fumígeno em praia de Troia

Mergulhadores da Marinha desactivam engenho fumígeno em praia de Troia

A equipa de prontidão do Destacamento de Mergulhadores Sapadores identificou e neutralizou um Marine Marker – engenho utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse” e deflagra na presença de oxigénio  

- PUB -

 

O Destacamento de Mergulhadores Sapadores da Marinha (DMS) foi este domingo chamado a inactivar um engenho fumígeno de marcação que foi encontrado durante a manhã por um individuo numa praia interior de Troia, situada no rio Sado, a montante do terminal dos ferriboats que fazem a ligação entre Setúbal e esta localidade.

O alerta dado via 112 chegou ao Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal, que enviou uma equipa para o local. “Foi verificado por esta equipa que se tratava de um engenho de fumo utilizado para marcação e sinalização em meio marítimo, equipamento que é usado por praticamente todas as Marinhas e Força-Aéreas dos países NATO”, informa comunicado da Marinha. 

- PUB -

A Polícia Marítima “isolou o local” e solicitou a intervenção do Destacamento de Mergulhadores Sapadores.

No local, a equipa de prontidão do Destacamento de Mergulhadores Sapadores “identificou e neutralizou um Marine Marker – engenho utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse”. 

Refere ainda a Marinha que “devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso. Pois na sua composição, contém fósforo branco que, na presença de oxigénio, deflagra (inicia combustão a alta temperatura), podendo causar queimaduras graves se em contato com a pele”. 

- PUB -

Ainda que aparente, “um estado estável e seguro, como foi o caso, deve sempre ser reportado às autoridades pois o engenho encontrava-se acionado, totalmente funcional e continha ainda parte da sua carga”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -