27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalGrândolaMarinha desactiva mais um engenho em Troia

Marinha desactiva mais um engenho em Troia

O Destacamento de Mergulhadores Sapadores foi alertado com a suspeita de um engenho explosivo na praia interior de Troia, a montante dos ferryboats. Verificou-se ser um engenho fumígeno e foi desactivado. É o segundo encontrado naquele local em menos de um mês

- PUB -

 

Durante a tarde de ontem a equipa de prontidão de inativação de engenhos explosivos do Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº 1 (DMS1) da Marinha foi ativada na sequência do avistamento de um possível engenho explosivo em Troia.

​​Em nota de imprensa, a Marinha Portuguese refere que cerca das 17h30 de domingo, um cidadão detetou um engenho numa praia interior de Troia, situada no rio Sado, a montante do terminal dos ferryboats.

- PUB -

O alarme chegou ao Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal, que “de imediato solicitou apoio à Marinha para que fosse empenhada uma equipa de inativação de engenhos explosivos dos Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº1 (DMS)”.

Refere ainda a nota de imprensa que “o local foi isolado pela Polícia Marítima enquanto a equipa do DMS1 realizou a identificação e neutralização do engenho fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse”.

Não sendo este o primeiro engenho do género detectado na Praia de Troia, – o último foi no mês passado –, a  Marinha Portuguesa alerta para “o perigo inerente a este tipo de engenhos que, devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento”.

- PUB -

Acrescenta ainda que estes materiais podem ser “extremamente perigoso devido à sua composição, que causa queimaduras graves se em contacto com a pele”, por isso aconselha q que “qualquer avistamento deverá ser sempre relatado à Autoridade Marítima Nacional”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -