20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocal'Nuvens negras' ensombram festa de Abril na região

‘Nuvens negras’ ensombram festa de Abril na região

Santiago do Cacém adiou concerto desta noite para dia 1 de Maio. Sines transferiu espectáculo de Miguel Araújo do castelo para o Multiusos e cancelou fogo-de-artifício e set de DJ. Palmela muda actuação de Vitorino para as instalações dos Bombeiros do Pinhal Novo e Grândola passa UHF e Stereossauro para o Parque de Exposições e Feiras

 

- PUB -

 

 

A previsão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, de ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros para amanhã e também de céu nublado para esta quinta-feira, 25, no distrito de Setúbal, ameaça comprometer a realização de algumas das principais iniciativas comemorativas da Revolução dos Cravos em vários concelhos da região. A tendência é de um melhoramento gradual das condições climatéricas até ao final da semana, mas pairam “nuvens negras” sobre a possibilidade de concretização de actividades programadas para o ar livre, o que, para já, até levou quatro municípios a efectuarem alterações de agenda em eventos de monta.

- PUB -

Em Santiago do Cacém, a Câmara Municipal adiou para 1 de Maio (Dia do Trabalhador) o espectáculo inicialmente agendado para a noite de hoje e arranque da madrugada de amanhã, em Vila Nova de Santo André, que inclui as actuações de Fernando Daniel, Putzgrilla e DJ Dadão. O anúncio do adiamento do principal evento das celebrações foi feito na página oficial da autarquia na Internet e justificado por “razões climáticas” que se prevêem adversas.

Em Sines, o prato forte das comemorações, também sofreu alterações por motivo idêntico. A Câmara Municipal optou por transferir o concerto de Miguel Araújo, agendado para as 22h30 de hoje, do castelo para o Pavilhão Multiusos de Sines. A alteração foi avançada no site oficial da autarquia, que comunica ainda que foram “cancelados” o espectáculo de fogo-de-artifício e o set de DJ (com Carolina Torres), que deveriam realizar-se de seguida também no castelo, “devido à previsão de chuva”.

Em Palmela, a Câmara Municipal também já anunciou no seu site que “devido às previsões meteorológicas de chuva”, o espectáculo com Vitorino, que era para se realizar no Jardim José Maria dos Santos, terá lugar à mesma hora mas nas instalações dos Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo (22h00 de hoje). De igual forma indicou o adiamento do espectáculo “Dançar Abril”, que estava previsto para hoje e que foi reagendado para 30 de Abril (22h00) no Centro Cultural do Poceirão.

- PUB -

Em Grândola (ver página…) também se regista alterações no principal evento comemorativo do 25 de Abril de 1974. A Câmara Municipal indicou, de igual forma, que “devido às condições meteorológicas adversas” o concerto dos UHF e o espectáculo com Stereossauro (hoje a partir das 22h30) passam a ter lugar no Pavilhão do Parque de Feiras e Exposições.

 

Setúbal, Alcochete e Alcácer do Sal

 

Em Setúbal, um dos destaques das comemorações do 45.º aniversário da Revolução dos Cravos – que assinalam igualmente os 90 anos do nascimento de José Afonso – é o espectáculo de Jorge Palma, agendado para as 22h00 de hoje, na Praça do Bocage. Mas, a autarquia fez saber desde início que o concerto será transferido para o Fórum Municipal Luísa Todi, caso as condições atmosféricas não permitam a sua realização no exterior.

Ainda para esta noite, logo após a actuação de Jorge Palma, está agendada uma arruada pelas ruas da cidade até à Doca dos Pescadores, local onde, a partir da meia-noite, está previsto realizar-se um espectáculo pirotécnico.

Amanhã, 25, pela manhã, depois da sessão solene da Assembleia Municipal, o executivo camarário presidido por Maria das Dores Meira prevê visitar as actividades organizadas pelas juntas e uniões de freguesias.

Em Alcochete, o ponto alto das celebrações também contempla um espectáculo ao ar livre, com a actuação de Luís Represas a partir das 23h00 de hoje no Largo de S. João. Mas, as comemorações estão previstas arrancar neste principal largo da vila ribeirinha logo pelas 18h30, com várias actividades e actuações musicais.

Em Alcácer do Sal, o prato forte das celebrações está previsto acontecer na Praça Pedro Nunes, a partir das 22h30 de hoje, com o concerto de Sangre Ibérico, seguido de fogo-de-artifício (à meia-noite) e da actuação da DJ Solange F.

 

Seixal, Almada e Moita

 

Em Seixal está preparado para hoje, a partir das 19h00 e até às 2h00 da madrugada, em plena zona ribeirinha da cidade, o espectáculo “Pop da Revolução”, que vai juntar em palco vários artistas, como Marisa Liz, Aurea, Carlão, Fernando Ribeiro, Homens da Luta e Tatanka. A segunda parte do espectáculo contará com Omiri, Celina da Piedade, Chullage e Russa. Mas haverá mais a marcarem presença, embora de forma virtual. Em ecrã gigante, vão passar as interpretações de Simone de Oliveira, Teresa Salgueiro, Paulo de Carvalho, Jorge Palma e Marco Rodrigues. Isto além de actuações de grupos locais.

Em Almada, as celebrações são marcadas durante o dia de hoje logo a partir das 14h30 com a primeira edição do encontro “Resistências Pacíficas: O valor da Liberdade”, que apresentará como oradores Luaty Beirão (activista angolano), Zirek (realizador/resistente curdo), Eric Nepomuceno (autor/jornalista brasileiro) e Olga Mariano (activista portuguesa), no Fórum Municipal Romeu Correia. Porém, outro dos principais destaques da programação está agendado para esta noite, ao ar livre, na Praça da Liberdade, com Dead Combo em palco (22h00), seguindo-se um espectáculo de fogo-de-artifício e a actuação do grupo D.A.M.A.

Na Moita destaca-se na programação o espectáculo agendado para as 22h00 de hoje, na Avenida Marginal, com a fadista Ana Moura e, amanhã, a partir das 10h30, o Desfile da Liberdade com o movimento associativo e representantes das autarquias a percorrerem algumas das principais artérias da vila.

Em Sesimbra nota de registo também para a programação de hoje com as actuações de Viviane, a partir das 22h30, na Fortaleza de Santiago, antes da cerimónia de discursos oficiais, e Joana Amendoeira, à mesma hora, no Parque da Vila na Quinta do Conde. Para a meia-noite está previsto fogo-de-artifício na Praia do Ouro e no Parque da Vila na Quinta do Conde.

No Barreiro (ver página…), o concerto de David Fonseca, esta noite (22h00) no Parque da Cidade, é assumido pela Câmara Municipal como um dos principais destaques das comemorações.

 

 

 

Montijo celebra em recinto coberto e inaugura praça

Em Montijo, o principal evento que assinalará os 45 anos da liberdade também está agendado para a noite de hoje (a partir das 21h30), mas em recinto coberto, com o palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida a acolher o espectáculo “As Canções da Minha Vida” de Fernando Tordo. O artista irá actuará acompanhado pela Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo. Este espectáculo marca o arranque do programa de actividades promovido pela autarquia, que apresenta ainda como destaque a inauguração da nova Praça Pública, junto à Monumental Amadeu Augusto dos Santos, a ter lugar amanhã, 25, pelas 10h00.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -