25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalHospital de Setúbal quer ter o melhor serviço de urgências do país

Hospital de Setúbal quer ter o melhor serviço de urgências do país

Aos 60 anos o Hospital de São Bernardo está pronto para rejuvenescer. Vai ser construído um novo edifício com três pisos no campus da actual unidade para qualificar os serviços à população. Um deles será o serviço de urgências que passa a ser centralizado

 

- PUB -

 

 

 

- PUB -

O Hospital de São Bernardo está referenciada como uma das melhores unidades do país na vertente de internamento e consulta externa. Trata-se de um estudo publicado em Dezembro do ano passado pela organização de defesa do consumidor Deco, e lembrado ontem pelo presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, Manuel Roque, durante a comemoração dos 60 anos do Hospital de São Bernardo.

“Em breve estaremos em condições de disputar com os melhores hospitais o primeiro lugar ao nível das urgências”, acrescentou Manuel Roque referindo-se ao alargamento do Hospital de Setúbal que deverá começar em breve. Com a verba de 17 milhões já aprovada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), estas obras para além de renovar a instalação de serviços, vai “centralizar a urgência”, adianta o presidente do conselho de administração do centro hospitalar.

Referindo-se ainda ao edifício a construir, Manuel Roque apontou que o montante financeiro aplicado “vai também, a curto prazo, permitir reconverter a fortaleza onde está o Hospital Ortopédico do Outão”. Ou seja, a unidade na zona da serra, vai passar a funcionar na cidade, no novo edifício no campus do São Bernardo.

- PUB -

O processo de modernização do Hospital de Setúbal passou a ter maior envergadura em 2016 com a “renovação de equipamento” alavancado pelo Programa Lisboa 2020, e veio “inverter o processo de desinvestimento” no hospital que, a manter-se, “iria dificultar a nossa missão”, interpreta Manuel Roque que avançou números relativos à fluência de utentes no hospital, no ano passado.

Lembrando que em 2018 a unidade de Setúbal recebeu “127 milhões de euros vindo dos impostos dos portugueses, “nas suas 376 camas instaladas” foram “tratados 15400 doentes, em ambulatório foram feitas “mais de 245 consultas e às urgências chegaram “149 mil pessoas”. Por sua vez nos blocos operatórios “realizaram-se mais de 100 mil intervenções cirúrgicas” e, quanto a exames complementares, fizeram-se “mais de 800 mil”.

Para o presidente do centro hospitalar estes são números significativos, mas quer ir mais longe na qualificação do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O próprio Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, que esteve na cerimónia, comentou que o SNS “busca a dignidade para todos” e “cabe ao Estado garantir os meios”.

Foi por esta linha que João Teixeira, presidente da CCDR-LVT, apontou que dos mais de 800 milhões de euros do POR Lisboa 2020, “8% foi direcionado para a aúde “ e “grande parte está finalizado em equipamentos hospitalares”, um deles foi o Centro Hospitalar de Setúbal com a aquisição de equipamentos.

O difícil vai ser conseguir mais verba, admite o gestor dos fundos comunitários para a região de Lisboa e Vale do Tejo, isto considerando que houve uma reprogramação para reforçar verbas. “Vai ser difícil, mas vou tentar, tanto para os hospitais como para as unidades de saúde familiar”.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde diz saber desta dificuldade. Depois de elogiar a dimensão do trabalho que o Hospital de São Bernardo tem realizado junto da sua população alvo – 241 mil habitantes dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra – Francisco Ramos reconheceu que o “nos últimos anos o investimento em saúde não tem sido fácil”. O governante dava a entender que este sector tem sido o parente pobre para os orçamentos de estado, e por isso, “os fundos comunitários têm sido muitas vezes a única resposta”.

No entanto, “nos últimos quatro anos o investimento na saúde subiu 7,5%, mas precisamos de mais e manter esse crescimento nos próximos quatro anos, num trabalho dedicado”.

 

 

 

Câmara de Setúbal pronta para dar mais força ao Serviço Nacional de Saúde

 

Na última reprogramação do POR 2020, diz o presidente da CCDR-LVT que houve um “reforço de 19 milhões de euros para a saúde”, sendo que “17,5 milhões foram para equipamentos hospitalares, 7,5 milhões para unidades de saúde familiar e 4 milhões de euros para cuidados continuados.

João Teixeira lembrou que na sua gestão estão programados 22 centros de saúde sendo que uns estão já construídos e outros a caminho de obra. Destes centros, três deles serão em Setúbal, complementou o vice-presidente da Câmara sadina.

Manuel Pisco, que apontou o Hospital de São Bernardo como um dos expoentes do desenvolvimento de Setúbal, afirmou que a autarquia está empenhada em dar continuidade e dar maior pujança ao Serviço Nacional de Saúde, dai apostar na construção de “três centros de saúde até 2021”.

São unidades já protocoladas entre a Câmara e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo que vai financiar a construção enquanto a autarquia “cede os terrenos”. Trata-se da futura Unidade de Saúde de Santos Nicolau, a Unidade de Saúde de Azeitão e a Unidade de Saúde de Setúbal, edifício que vai acolher a Unidade de Cuidados na Comunidade, a Unidade de Apoio à Gestão e a Unidade de Cuidados Paliativos do ACES.

Fotos de Alex Gaspar

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -