27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaRibeira da Salgueirinha avança para requalificação

Ribeira da Salgueirinha avança para requalificação

Apesar da população ainda duvidar, está aí a regularização do primeiro troço de 5,5 quilómetros. Empreitada de 2,5 milhões passa por baixo da EN252 e de duas linhas férreas

 

- PUB -

 

A regularização da Ribeira da Salgueirinha vai finalmente avançar, com o arranque da obra assinalado na quinta-feira, numa cerimónia que juntou centenas de pessoas e que trouxe ao Pinhal Novo o secretário de Estado do Ambiente.

“Não tínhamos a ideia de quanto importante era esta requalificação” começou por referir João Ataíde, em resposta à intervenção comovida do presidente da Câmara de Palmela. Álvaro Amaro apresentou a colocação da primeira pedra como “o final de uma batalha” de uma “guerra que ainda tem muitos dias de luta pela frente”, referindo ao prazo de execução da empreitada, que é de 510 dias.

- PUB -

O Secretário de Estado do Ambiente destacou “a intervenção de extrema relevância”, e sublinhou “a exigência do Fundo Ambiental na verificação dos seus propósitos e de certeza” para concluir que se a obra foi aprovada é por revelar “mérito”.

O governante manifestou a satisfação por “ter o privilégio de vir ao lançamento de primeira pedra na semana muito gratificante do Dia Mundial do Ambiente” e terminou com um apelo à população para “ter muita paciência com as obras que irão decorrer por mais de 500 dias”.

 

- PUB -

 

 

 

Álvaro Amaro não escondeu a emoção num momento “marcante e simbólico da nossa vida local e depois de quatro décadas de problemas, muita luta e resiliência conseguimos concretizar o sonho antigo”. O edil de Palmela anunciou que a Câmara “está já a trabalhar na criação de condições para a utilização de um corredor verde que se estende ao longo da Ribeira, transformando-o num grande Parque Verde Urbano de Pinhal Novo, para usufruto da população”.

 

Vala transforma-se em Ribeira

 

A antiga vala, que causava problemas de inundação e recebia despejos vai transformar-se em Ribeira e terá uma primeira intervenção de 5,5 quilómetros, entre a zona da Zona Industrial do Vale do Alecrim e a Barragem da Brejoeira, numa empreitada de 2,5 milhões de euros. Com outros custos, como projectos e expropriações, o investimento atinge um total de 2,9 milhões de euros, comparticipados em 85 por cento pelo Fundo Ambiental, da Agência Portuguesa do Ambiente e o restante valor financiado pelo Município de Palmela.

Nesta primeira intervenção destacam-se como objectivos, prevenir inundações na vila de Pinhal Novo e repor as condições naturais de drenagem pluvial para potenciar a requalificação da paisagem. As obras incluem a substituição de 11 atravessamentos hidráulicos, dois deles sob a linha férrea, uma passagem hidráulica sob a EN 252 e dois troços cobertos, além da limpeza e regularização do percurso da ribeira.

 

 

A obra, bastante complexa, envolveu a realização de concursos públicos que ficaram desertos, tendo a autarquia de Palmela aprovado em sessão de Câmara a realização da empreitada por ajuste directo em Novembro do ano passado. Depois de longos meses de espera pelo visto do Tribunal de Contas, este chegou no final de Maio e a intervenção vai ser uma realidade depois de 40 anos de espera.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -