25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoANSELMO RALPH é cabeça-de-cartaz das Festas de S. Pedro

ANSELMO RALPH é cabeça-de-cartaz das Festas de S. Pedro

Celebrações decorrem de 26 deste mês a 1 de Julho. Largadas com três toiros é novidade. Discussão de proposta de atribuição de apoio à Tertúlia Tauromáquica acabou com insultos

 

- PUB -

A programação artística das Festas Populares em Honra de S. Pedro, no Montijo, que vão decorrer de 26 deste mês a 1 de Julho, têm como cabeça-de-cartaz Anselmo Ralph. O cantor estará assim de regresso a uma terra que já conhece bem – a 12 de Maio de 2017 actuou no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, num espectáculo em formato acústico.

A edição deste ano das festividades – que a exemplo da anterior deverá englobar à volta de duas centenas de actuações artísticas com um total de cerca de cinco mil participantes a passarem pelos vários palcos – vai apresentar uma novidade em relação à vertente da festa brava: cada uma das sete largadas (menos uma do que no ano transacto) passará a contar com três toiros em vez de apenas dois, sendo a Rua Joaquim de Almeida dividida em três troços para o efeito, conforme revelou Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal, na reunião pública do executivo realizada na última quarta-feira nos Paços do Concelho.

A autarquia, de resto, assume este ano o custo relativo à contratação de campinos, conjunto de toiros e jogo de cabrestos, até então a cargo da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, admitiu o socialista durante a apresentação da proposta de apoio financeiro à referida entidade no âmbito da realização dos festejos. Ao assumir este encargo, a Câmara baixou de 24 mil para 9.380 euros o valor do subsídio a atribuir à Tertúlia Tauromáquica.

- PUB -

A proposta foi aprovada com quatro votos favoráveis do PS e dois da CDU, merecendo o voto contra do vereador do PSD, João Afonso. O social-democrata justificou o sentido de voto “não por estar contra as Festas de S. Pedro ou o movimento associativo” mas sim por defender que as associações devem “prestar contas do uso dos dinheiros públicos”, alegando que estas não o fazem e que não há transparência nem rigor.

Mais: lembrou que dos 24 mil euros atribuídos o ano passado à Tertúlia Tauromáquica “8 mil destinaram-se alegadamente para montar e desmontar as trincheiras, 11 mil e 600 para toiros, 4 mil para campinos e cabrestos e 400 euros para limpeza da Praça de Toiros”, o que classificou de “regabofe” e “pouca vergonha de esbanjamento de dinheiro público”.

A acusação do social-democrata já havia sido feita após a realização dos festejos da edição anterior e o vereador considerou que, agora, a Câmara ao chamar a si a contratação de curro para as largadas, cabrestos e campinos “recuou em toda a linha”, entendendo assim que a proposta apresentada pela gestão socialista tinha “chancela” social-democrata.

- PUB -

Protótipo de político, usurpador e intriguista

Na resposta, Nuno Canta foi corrosivo, apelidando o social-democrata de “protótipo de político” e de “usurpador” de trabalho alheio – antes do período da ordem do dia, o socialista já havia acusado o vereador de ser intriguista e de não ter “um pingo de credibilidade na comunidade” montijense.

“Na história do Montijo nunca tivemos um vereador que fosse capaz de fazer este papel, nem mesmo do seu partido”, disparou o presidente da autarquia, defendendo que “não há maior transparência [na atribuição de apoios financeiros] do que apresentar uma proposta em reunião de câmara”.

A vereadora Sara Ferreira, eleita pelo PS, refutou que a autarquia tivesse recuado no processo, apresentando uma carta da Tertúlia Tauromáquica a solicitar que fosse a Câmara a tomar as rédeas da contratação de toiros para as largadas por uma questão de isenção face ao relacionamento que aquela entidade taurina mantém com vários ganadeiros.

Com o mesmo sentido de voto foram também aprovados, no âmbito das Festas de S. Pedro, um apoio de 11.750 euros à Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA) e um outro no valor de 3.500 euros à Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro.

Paralelamente, foi ainda aprovado um apoio financeiro, mas por unanimidade, de 2.580 euros que visa a realização das Festas das Craveiras, em Pegões, a terem lugar de 5 a 7 de Julho, depois de terem sofrido um interregno de 14 anos.

Filas para tirar Cartão do Cidadão merecem resposta

Vereador da CDU lança apelo ao presidente

Durante a reunião do executivo, Carlos Jorge de Almeida, vereador eleito pela CDU, manifestou ao presidente da Câmara “indignação e perplexidade” pelo facto de os munícipes que se deslocam ao Registo Civil para renovarem o Cartão de Cidadão serem obrigados a aglomerarem-se sem condições em fila desde as cinco horas da manhã para conseguirem senha para serem atendidos.

O comunista apelou à intervenção do socialista junto da administração central no sentido de ser encontrada uma solução para o problema que, afirmou, resulta “da política de expulsão de 75 mil funcionários públicos” imposta pela troika, “sobretudo no último Governo”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -