29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSão Sebastião é freguesia mais avançada do país na modernização administrativa

São Sebastião é freguesia mais avançada do país na modernização administrativa

Desde o Balcão Virtual à utilização de uma aplicação para telemóvel, a Junta de Freguesia de São Sebastião promove a proximidade com os fregueses através de uma inovadora modernização administrativa

- PUB -

 

 

A Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS) está a desenvolver um processo de modernização administrativa que tem por base a inovação, na relação dos fregueses com a autarquia, de modo a simplificar processos para submeter pedidos de documentação e incentivar à participação na vida comunitária.

- PUB -

 

 

Um processo que, segundo Nuno Costa, presidente da JFSS “nunca terá fim, porque a tecnologia estará sempre em desenvolvimento e o que hoje é modernização administrativa, amanhã não será. Mas o objectivo será sempre acompanhar as actualizações”.

- PUB -

Em entrevista a O SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO, Nuno Costa, destaca o Balcão Virtual como uma das vertentes mais relevantes da modernização administrativa na JFSS.

Um investimento que, dentro da modernização administrativa na freguesia, por si, representa 10 mil euros e uma “inovação muito significativa”.

Segundo o autarca “este é um verdadeiro balcão virtual, porque é possível tratar aqui questões e processos que normalmente são tratados com atendimento presencial”.

O autarca refere ainda que, na maior parte das freguesias, “quando existe um balcão virtual a plataforma permite o acesso a formulários que podem ser impressos e depois de preenchidos entregues presencialmente”.

No entanto, a partir da plataforma utilizada na JFSS o processo torna-se mais ágil, com a possibilidade de preencher documentação e reencaminhar automaticamente o pedido para os serviços administrativos da junta de freguesia.

“O processo ainda não está a funcionar de modo virtual em todas as etapas, porque falta resolver a questão da assinatura digital. No entanto, até que esta etapa seja solucionada os fregueses podem receber o documento emitido em suas casas, via CTT, levantar ao balcão ou em caso de documentos que permitam essa possibilidade, não sendo determinante a assinatura digital, receber o ficheiro digitalizado”, esclarece Nuno Costa.

Através desta articulação os habitantes de São Sebastião podem “submeter pedidos a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Um modo de responder às necessidades da população, cujo quotidiano nem sempre possibilita aceder a serviços públicos nos seus horários de funcionamento”.

Através do Balcão Virtual podem ser emitidos atestados, licenças com certificação digital equivalente ao selo branco, entre outros serviços administrativos habitualmente prestados ao balcão.

Outros aspectos da modernização administrativa prende-se com a geração de referências multibanco. Disponível para todas as solicitações efectuadas no Balcão Virtual. Assim como a utilização do MB Way.

 

Site institucional com nova vertente digital

 

O Balcão Virtual pode ser acedido através do site institucional da junta de freguesia e mediante registo. “Depois de validado o registo os fregueses podem pedir atestados de residências, de agregado familiar. Ou pagar a licença do seu animal de estimação”, explica Nuno Costa.

Um leque de novas opções “na interacção digital com os fregueses”, que apenas foi possível com “o desenvolvimento de uma plataforma de raiz, adaptada às dinâmicas da junta de freguesia”.

Actualmente, o site institucional disponibiliza também informação actualizada sobre obras, a eventos desportivos e culturais, assim como o acesso a documentos de gestão de conta e gerência.

Exemplo desta dinâmica de proximidade são as inscrições para iniciativas como a Corrida da Liberdade, as Caminhadas de S. Sebastião, os Campos de Férias Jovens, através de um formulário digital.

 

JFSS à distância do telemóvel

 

O contacto com os fregueses de modo presencial continuará a ser privilegiado, segundo Nuno Costa “até com mais proximidade e mais tempo para dedicar aos seus pedidos, especialmente desde o dia 3 de Junho”, a data a partir da qual os serviços administrativos começaram a funcionar com horário alargado, no período de almoço, todas as terças-feiras e quintas-feiras. Reflexo da proximidade que a JFSS pretende é também a aplicação para telemóvel sincronizada ao minuto com o site institucional.

“Através desta aplicação as pessoas podem consultar a actividade da junta de freguesia e propor sugestões, como a identificação de reparações a fazer na via pública. Mais um passo no incentivo à participação na vida comunitária”.

 

Preocupação máxima com pegada ecológica

 

No total, a modernização administrativa da JFSS representa um conjunto de dez processos, onde não pode ser esquecido o reforço da presença nas redes sociais, “de modo a chegar a um público alargado”. Assim como a redução da pegada ecológica. “Com a redução da utilização do papel e a digitalização do nosso arquivo, tendemos a criar uma gestão voltada para a sustentabilidade e preservação ambiental. Uma gestão voltada para o futuro”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -